CEO do Twitter diz que valor do seu negócio está na troca de informações e na mobilidade

0

Os olhos da indústria de tecnologia da informação e Internet dos EUA estão voltados para o Twitter, a rede social que mais cresce no mundo, especialmente nos últimos 12 meses. Mas a grande questão é: o Twitter vai fazer dinheiro? Como? Essa foi a pergunta feita a Evan Williams, CEO da empresa desde o final de 2008, durante o Web 2.0 Summit, que acontece esta semana em São Francisco, EUA. Williams deu uma resposta evasiva e diplomática para a questão: "Hoje, estamos 97% dedicados a melhorar nossos serviços. Não estamos concentrados no modelo de negócios agora, para não perder o foco", disse o executivo. Mas ele deu dicas do que está sendo preparado nos outros 3% de "esforço" dos executivos do Twitter. "O Twitter não é uma rede social, é uma rede de informação, e muitas empresas o usam para informar seus consumidores. Podemos ganhar dinheiro aí", disse Williams. Ele também lembrou que a publicidade é uma possibilidade, e que não pensa em utilizar o padrão de uso de seus usuários para ganhar dinheiro. "Mas temos grupos de usuários que se comportam de maneira semelhante, e isso pode ser monetizado", disse.
Evan William ressaltou ainda que EUA, Reino Unido, Brasil, Indonésia, Japão e Índia são, hoje, os principais mercados para o Twitter. Ao final de sua apresentação, o executivo respondeu, com exclusividade, a algumas perguntas desse noticiário:

Vocês são muito populares no Brasil. Não temem que aconteça com o Twitter o que aconteceu com o Orkut, e que uma invasão de brasileiros prejudique a estratégia global de vocês?
Evan Williams – Não olhamos isso de maneira negativa e os brasileiros são bem-vindos. Estamos crescendo muito lá e isso nos deixa felizes. O Orkut tem muitos brasileiros e isso não é necessariamente ruim.
Mas o Orkut não é forte em outros países como outras redes sociais.
Evan Williams – Mas isso definitivamente não é culpa dos brasileiros. O Twitter, de qualquer maneira, é mais balanceado. Fazer sucesso no Brasil não significa ser mal sucedido em outros países.
Você mencionou em sua apresentação que o Twitter não é uma rede social, mas uma rede de informação. O que significa isso?
Evan Williams – Significa que as pessoas não estão usando o Twitter necessariamente para falar entre si. Estão lá para dizer o que acontece. A forma como ele foi desenhado é para permitir que as pessoas tenham informações de quem elas conhecem e de quem elas não conhecem. Qualquer informação que se torne pública é rapidamente difundida.
Boa parte do acesso ao Twitter se dá através de redes móveis. Alguma chance de vocês obterem receitas de parcerias com as empresas de celular?
Evan Williams – Estamos muito animados com esse mercado móvel e achamos que há muito potencial.O Twitter tem mais valor para as pessoas se for acessível a qualquer momento. Receitas e lucro vêm de onde há mais valor, então essa é uma possibilidade, mas não é onde estamos concentrando esforços agora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.