TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Virtualização de servidores é prioridade de investimentos de empresas brasileiras

Postado em: 21/10/2011, às 16:54 por Redação

A virtualização de servidores está entre as prioridades de investimentos em TI para o ano que vem das médias e grandes empresas brasileiras. A tecnologia foi citada como o principal foco dos gastos em 2012 por 60% das companhias do país, de acordo com pesquisa com 50 empresas, com mais de mil funcionários, realizada pela ASM, que oferece serviços de consultoria na área de inteligência de mercado para empresas fornecedoras e usuárias de TI na América Latina.

O levantamento mostra, ainda, que 36% dos executivos responsáveis pela área de TI nessas empresas citam como prioridade o investimento em novos projetos de business intelligence (BI), sendo que 34% disseram que pretendem expandir suas aplicações de BI. O estudo avalia que, com a estabilização dos projetos de implantação de ERP, as ferramentas de BI surgem como um passo natural das empresas, que cada vez mais necessitam da análise dos dados armazenados nos sistemas de gestão para as tomadas de decisão.

Um outro estudo da ASM, realizado com 120 empresas com mais de mil funcionários, confirma o aumento da demanda das companhias por soluções de virtualização de servidores. De acordo com o relatório, 62% dos entrevistados querem investir nessa tecnologia nos próximos 18 meses. A pesquisa mostra, ainda, que 86% dos executivos de TI usam servidores virtualizados, cujo número gira em torno de 30% do total de servidores da companhia. Das empresas participantes, 90% têm até cem servidores instalados.

Os principais impulsionadores dos investimentos em virtualização de servidores, aponta a pesquisa, são a economia de espaço, custos de operação e de recursos como energia elétrica, além dos preços elevados para a manutenção de uma infraestrutura própria de suporte aos servidores físicos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top