Política de privacidade do Google e denúncias de espionagem serão debatidas em audiência

0

A política de privacidade do Google e de outras ferramentas de busca, suas relações com o Código de Defesa do Consumidor e com as denúncias de espionagem praticada pelos Estados Unidos serão temas de audiência pública marcada para esta quarta-feira, 23, pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

As denúncias de espionagem das comunicações eletrônicas e telefônicas no Brasil por agências de inteligência norte-americanas já foram tema de debate na Câmara. Diversos requerimentos para apurar as denúncias foram aprovados em quatro comissões, entre elas a de Defesa do Consumidor.

"Caso as ferramentas de pesquisa também estejam sendo utilizadas para esse fim [espionagem], há mais uma razão para que abordemos esse tema em nossa audiência", afirma o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), que pediu a audiência.

O parlamentar também quer discutir possíveis abusos ao Código do Consumidor, já que o Google costuma expor anúncios publicitários nos resultados de buscas de sua página. "Algumas reclamações têm chegado a esta comissão de que os internautas têm confundido os anúncios publicitários com resultados normais de busca", afirma Araújo. "Há suspeitas de que o Google ludibria o consumidor e interfere em suas escolhas de forma enganosa."

Foram convidados para o debate o presidente da Google Brasil, Fábio Coelho, o presidente da Microsoft, Michel Levy, a secretária nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva, o professor da Fundação Getúlio Vargas Ricardo Morishita Wada e a coordenadora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlota Aquino Costa. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.