Proteste processa Apple e Samsung por "oferta enganosa"

0

A associação de consumidores Proteste entrou com ações civis públicas na Justiça de São Paulo contra a Apple e contra a Samsung acusando as empresas de venderem smartphones e tablets com armazenamento interno menor do que os anunciados. Segundo informa a entidade nesta quarta, 21, os processos, embasados no Código de Defesa do Consumidor, pedem que as fabricantes encerrem a "oferta enganosa e paguem indenização por perdas e danos correspondente ao valor de cada GB de memória livre não entregue".

A Proteste pede liminar para alteração urgente das ofertas, apresentações e anúncios publicitários que mostrem a capacidade de memória dos aparelhos, além de "contrapropaganda" em todos os meios de comunicação para alertar aos consumidores sobre o caso. A associação pede então indenização "correspondente ao valor de quantidade de memória livre não entregue, a título de perdas e danos, calculados com base no preço do produto e no preço de cada GB de memória".

A entidade diz que os valores seriam revertidos para um fundo criado pela Lei de Ação Civil Pública. Caso o consumidor queira processar de forma individual, poderia pedir o dinheiro de volta ou abatimento proporcional do preço, além de perdas e danos.

A reclamação da Proteste acontece porque os aparelhos são anunciados com o armazenamento "cheio", mas na verdade apenas uma parte é, de fato, livre para o usuário. Isso acontece porque o próprio sistema operacional do dispositivo já ocupa espaço, bem como aplicativos embarcados – se for um smartphone vendido por operadora então, às vezes contam com apps que sequer podem ser apagados. É importante lembrar, contudo, que a prática é comum em todas as marcas, não apenas entre Apple e Samsung.

A entidade divulgou tabelas nas quais apresenta o espaço disponível por cada aparelho vendido pela Samsung e Apple. Confira abaixo.

Tabela Proteste Samsung

Tabela Proteste Apple

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.