Android é principal alvo de malware, indica estudo

0

Embora o Symbian, da Nokia, se mantenha como a plataforma de smartphone campeã em número de malwares, o Android, do Google,se consolidou como o sistema operacional para dispositivos móveis preferencial para desenvolvimento de novos software maliciosos. Isto é o queaponta relatório da McAfee, que fez um levantamento e analisou ameaças à segurança no último trimestre em todo o mundo.

“O Android é, claramente, o alvo de pessoas mal-intencionadas”, diz o documento, que atribui à popularização dos dispositivos móveis o fato de se tornarem o novo alvo de ameaças virtuais. A McAfee ressalta que a forma mais comum de ataque foi o envio de trojans via SMS que coletam informações pessoais para desvio de dinheiro em operações on-line. Uma das novidades detectadas nos ataques, segundo o relatório, é a gravação de conversas telefônicas enviadas aos hackers, que usam os dados para tentativa de roubo virtual.

Entre as ameaças na internet no geral, o número de sites que contém código malicioso teve uma ligeira queda, passando de 7,3 mil, no segundo trimestre, para 6,5 mil no terceiro trimestre do ano. O envio de mensagens indesejadas (spams), por sua vez, detém os menores índices desde 2007. O relatório alerta, contudo, que o envio de spam direcionado – que usa eventos sazonais e informações específicas de interesse público para que o internauta caia na armadilha – aumentou o nível de eficiência dos ataques virtuais.

O número acumulado de todo tipo de malware deve exceder a previsão de 70 milhões e chegar a 75 milhões até o fim do ano, diz a McAfee.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.