CVM publica norma sobre contratação de auditoras independentes

0

As companhias que instalarem e mantiverem Comitê de Auditoria Estatutário (CAE) poderão contratar auditor independente para a prestação de serviços de auditoria por dez anos consecutivos.
É o que determina a Instrução 509 CVM, publicada na quinta-feira, 17, pela Comissão de Valores Mobiliário, como resultado da Audiência Pública SNC 10/11.
A nova regra altera as instruções 308/09 e 480/09. A instalação do CAE é facultativa e, por conseguinte, as companhias que desejarem poderão manter o atual sistema de rotações do auditor independente a cada cinco anos.
O CAE tem as seguintes atribuições:
– Opinar sobre a contratação e destituição do auditor independente para a elaboração de auditoria externa independente ou para qualquer outro serviço;
– Supervisionar e avaliar as atividades dos auditores independentes;
– Monitorar a qualidade e integridade dos mecanismos de controles internos e das demonstrações financeiras da companhia;
– Avaliar e monitorar as exposições de risco da companhia.
A instrução também estabelece regras de divulgação do regimento interno, relatório anual resumido e currículo dos membros do CAE.
A norma permite, ainda, que a prerrogativa de realização do rodízio a cada dez anos seja utilizada pela companhia que, em 31 de dezembro do ano passado, possua comitê de auditoria instalado e em funcionamento.
A exigência é que sejam cumpridos os requisitos da instrução. As companhias poderão promover a alteração em seu estatuto social para prever a existência do CAE em até 120 dias, contados a partir de 1º de janeiro de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.