Comissão do Senado aprova projeto que define lan houses como Centros de Inclusão Digital

0

Os integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do Senado, aprovaram nesta quarta-feira, 21, o Projeto de Lei 28/2011 que dá às lan houses (estabelecimentos que cobram pelo uso de computador com acesso à internet) a denominação de Centros de Inclusão Digital (CIDs). De autoria do ex-deputado e atual vereador pelo PRB, Vieira Reis, a proposta estabelece que essas entidades estejam a serviço da universalização do acesso à rede mundial de computadores para fins de garantir o exercício da cidadania.

A proposta confere prioridade aos CIDs na concessão de financiamento público para aquisição de computadores, em especial em linhas de crédito do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Para fazer jus ao benefício, a lan house deve, entre outras obrigações, manter na tela inicial do computador orientações e alertas sobre acesso a jogos eletrônicos não recomendados para menores de 18 anos, respeitando a classificação indicativa do Ministério da Justiça. O descumprimento dessa medida implicará no descredenciamento automático do CID dos programas de apoio público.

O estabelecimento também deverá assegurar condições de acessibilidade a pessoas com deficiência e manter o registro do nome e do documento de identidade do usuário, assegurando, no entanto, a inviolabilidade desses dados, bem como do conteúdo acessado, salvo se requisitado por ordem judicial para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

O projeto recebeu voto favorável do relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), e segue agora para exame da Comissão de Assuntos Sociais (CAE). As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.