Especialista defende regra que proteja tanto o direito autoral como o direito de acesso a informação

0

Deixar claro quais as permissões e restrições do uso do material divulgado na internet, bem como remunerar e dar o devido crédito ao autor do conteúdo, estão entre as principais medidas que devem ser adotadas para acabar com a violação de direitos autorais nos meios digitais. Estas foram as recomendações feitas por Veruska da Silva Costa, técnica de desenvolvimento e administração do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que realizou nesta quarta-feira, 21, debate sobre direitos autorais na internet. A especialista observa, no entanto, que, embora a lei brasileira de direitos autorais proteja o autor, é importante a disponibilização dos conteúdos.

Este, aliás, foi o tom que norteou o debate: como conciliar o fato de a internet ser um meio de livre acesso com a necessidade de remunerar o criador de conteúdo. Para o advogado especialista em direitos autorais, Eduardo Lycurgo Leite, o mais importante é ter uma noção única, baseada nos princípios constitucionais, que proteja tanto o direito autoral quanto o direito de acesso a informação. "Em alguns casos, é permitido que o usuário utilize a obra de forma gratuita sem a prévia autorização do autor ou tilular", destacou o advogado. "Muitas vezes os interesses são conflitantes, pois se é estabelecida uma proteção muito rígida dos direitos, o uso do conteúdo fica engessado. Se não há proteção para o autor, muitas pessoas deixarão de criar ou de divulgar", pondera Leite. Ele diz que a Lei 9.610, conhecida como Lei dos Direitos Autorais, é eficiente, mas acha que ela precisa de ajustes para acompanhar as mudanças tecnológicas. "O tempo de maturação de uma lei não é o tempo de mudança tecnológica."

O debate ainda abordou a adoção de políticas de direitos autorais pelas instituições públicas. "Muitas vezes as instituições não reconhecem a autoria de um trabalhador e saem como autoras de uma publicação, sendo que há um autor por trás da obra", diz Veruska, defendendo que o direito autoral deve ser negociado independente de ser uma obra detida pelo poder público. "A politica de direitos autorais deve estar clara dentro das instituições públicas", defende.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.