Belo Horizonte assina o acordo para testar rede WiMax

0

Após ter assinado contrato no início deste mês com a Intel, que irá apoiar o Gesac, programa de inclusão digital do governo federal, o Ministério das Comunicações formaliza nesta sexta-feira (23/12) com a Prefeitura de Belo Horizonte (MG), o acordo de cooperação técnica que terá início com um piloto de WiMax em Belo Horizonte (MG). O acordo será firmado em cerimônia de assinatura entre o ministro das Comunicações, Hélio Costa, do prefeito Fernando Pimentel.

Participam do programa o Ministério das Comunicações, a Prefeitura de Belo Horizonte, Intel, Cisco, Aperto Networks, CPM (integradora de serviços), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), TVA e ITSA (Intercontimental Telecomunicações).

A experiência servirá como laboratório para implantar o sistema em outras cidades do país. Como Belo Horizonte tem uma topografia montanhosa, cheia de obstáculos, o uso do WiMax na capital mineira servirá como referência de qualidade para empregar em qualquer outro município. A experiência com o Wimax é uma das iniciativas para reestruturação e aperfeiçoamento do Gesac.

Os pontos de conexão em Belo Horizonte vão funcionar como laboratório de testes no período de seis meses, com o objetivo de implantar uma rede metropolitana de computadores com acesso à internet em qualquer lugar da cidade. O conceito de Cidade Digital ou Cidade Iluminada, da tecnologia WiMax, permite a utilização da internet, vídeo e telefonia, entre outros, com raio de alcance muito superior aos disponibilizados pelas tecnologias atuais.

Segundo o gerente da Prodabel, empresa de informática de BH, Luiz Cláudio Barros, a tecnologia é o que há de mais moderno em termos de comunicação sem fio, sendo que Belo Horizonte será uma das pioneiras no país a utilizá-la em ampla dimensão.

O projeto, na sua primeira etapa, conectará 25 pontos entre escolas, telecentros, postos de saúde, hospitais e órgãos públicos. Em cada um dos pontos haverá salas com pelo menos cinco computadores ligados à internet, para uso gratuito pela comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.