Vendas mundiais de chips têm queda de 11,4% em 2009

0

As vendas globais de semicondutores totalizaram US$ 226 bilhões no ano passado, o que representa uma queda de 11,4% na comparação com 2008, de acordo com dados preliminares do Gartner. A retração, segundo a consultoria, se deve à fraca demanda por eletrônicos em todo o mundo.
Deste total, os dez maiores fabricantes de equipamentos foram responsáveis por nada menos que 34,2% das encomendas, totalizando compras de US$ 77,3 bilhões em chips.
Segundo o Gartner, a HP foi a que mais consumiu chips em 2009, devido principalmente ao seu bom desempenho no mercado de PCs. A sul-coreana Samsung foi a segunda que mais comprou chips no ano passado, enquanto que a Nokia ocupou o terceiro posto.
O relatório aponta ainda que Apple e Acer se destacaram como as que mais elevaram o consumo de chips. A Acer, inclusive, saltou da décima primeira para a nona posição no ranking de compras de semicondutores.
O Gartner diz que a demanda por semicondutores para computadores teve uma recuperação firme, puxada pelos mininotebooks, que registraram um bom volume de vendas, não apenas nos países emergentes, mas também em nos desenvolvidos. Além disso, os preços dos chips de memória DRAM, usados em computadores, se estabilizaram no segundo semestre de 2009, e o novo sistema operacional Windows 7 também impulsionou a demanda do mercado.
Por outro lado, a consultoria revela que a demanda de semicondutores para celulares registrou forte declínio. O resultado só não foi pior devido ao aumento dos pedidos de chips para smartphones, que responderam por 28,6% das vendas totais de celulares em 2009, ante 19,8% em 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.