Telefônica diz que votará a favor da Sonae em reunião de acionistas

0

A Telefônica declarou nesta quinta-feira (22/2), em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), órgão regulador português do mercado de capitais, que pretende votar favoravelmente à desblindagem dos estatutos da Portugal Telecom (PT) na assembléia geral da empresa, que será realizada no dia 2 de março.

"A Telefônica, acionista da Portugal Telecom com 9,9635% do capital social, expressa sua intenção de votar (…) a favor de que sejam aprovadas as modificações estatutárias e apresentadas para suprimir limites ao voto, e que todos os acionistas possam manifestar-se sem entorpecer a capacidade de exercício dos seus direitos", afirma o comunicado.

A desblindagem dos estatutos, medida que será analisada pelos acionistas da PT na assembléia, é um passo fundamental para as pretensões da Sonaecom porque, atualmente, os direitos dos acionistas estão limitados a 10% dos votos. De acordo com o estatuto atual, a Sonaecom teria de comprar 90% da PT para ter o controle da empresa. Com a desblindagem, basta adquirir 50% mais uma ação.

A Sonaecom já afirmou que a desblindagem dos estatutos é fundamental e que a oferta será cancelada se os acionistas da PT decidirem manter as regras estatutárias. Em resposta a um pedido de esclarecimento da Sonaecom, a CMVM, em nota divulgada em seu site, considera que "se a assembléia geral da PT não adotar as medidas destinadas a viabilizar a oferta pública de aquisição (OPA) da Sonaecom, esta estará, salvo autorização da CMVM, impedida de lançar nova oferta sobre as ações da PT e da PT Multimídia nos 12 meses contados da data da assembléia geral".

Se a assembléia geral da PT não aprovar a desblindagem, a OPA lançada fica sem efeito, pelo que deixa de existir a necessidade de realização de apuramento de resultados da oferta em curso.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.