Serviços Gerenciados começam a repercutir no Brasil

0

O conceito de automação é conhecido no ramo industrial por ser capaz de gerar maior produtividade e otimizar o emprego de mão-de-obra em ações e funções mais especializadas. Porém, esse conceito ainda é pouco disseminado no mundo da Tecnologia da Informação. A maioria dos Provedores de Serviços Gerenciados de TI (Managed Service Providers – MSPs) ainda não automatiza seus serviços de suporte à infraestrutura de TI, limitando-se ao monitoramento reativo e ao conserto de falhas e problemas após o ocorrido. Isto é, são provedores de serviço "Break and Fix".
No Brasil, a falta de visão a respeito do papel do MSP praticamente domina a área de TI. Mas as empresas que buscam cada vez mais produtividade e visibilidade no mercado começam a entender que monitorar já não é o suficiente. É preciso ser proativo e antecipar os problemas.
Pesquisa realizada em agosto deste ano pela ASM Consultoria mostrou que em 2009, o mercado de serviços gerenciados de TI movimentará US$ 848 milhões, número previsto para aumentar 21% em 2010. O mercado começa a perceber a necessidade de um modelo novo e mais eficaz de gerenciamento, que salve tempo e esforços, além de valorizar estrategicamente a área de TI dentro das organizações.
O formato proativo de trabalho é aquele que possibilita maior planejamento para a área de TI, minimizando o trabalho emergencial. O que é mais custoso: uma hora planejada ou uma hora resolvendo imprevistos? Um Disco Rígido, por exemplo, não falha sem aviso, mas notifica constantemente o sistema operacional de que algo não vai bem.Se o prestador de serviços gerenciados não tem esta informação, corre o risco de ter emergências nas horas mais inesperadas, que podem custar caro.
Há casos no Brasil de provedores de serviço MSPs que reduziram o custo em mais de 40% para atendimento de diversas estações de trabalho, em diferentes cidades e estados com o mesmo número de analistas internamente. No mundo, empresas conseguem gerenciar até duas mil máquinas com apenas um analista, onde se ganha não apenas na escala, mas também no trabalho remoto e principalmente automação.
A pergunta que deve ser feita para os provedores de serviço atuais no Brasil é: Caso seja fechado um novo contrato com o dobro de máquinas gerenciadas atualmente, será necessária a contratação de mais analistas? Hoje, para prestadores de serviço que contam com a ajuda de ferramentas de automação de TI esta não é mais uma realidade.
A automação é o caminho para que as equipes de Tecnologia da Informação possam – de fato – voltar-se às melhorias nos processos da empresa ao invés de passar o dia tentando "apagar incêndios" ou executar entediantes tarefas rotineiras.

* Guilherme Chaddad é gerente-regional da Kaseya no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.