TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

BNDES usará criptomoeda para mais transparência, diz Jornal

Postado em: 22/02/2018, às 20:43 por Redação

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) vai começar a usar uma moeda virtual em suas operações em conjunto com o banco desenvolvimento alemão KfW, de acordo com o jornal O Globo. A reportagem afirma que o sistema, batizado de TruBudget, é fruto de uma parceria entre as duas entidades, embora o KfW já estivesse desenvolvendo a tecnologia e testando em países africanos desde a metade do ano passado, conforme o site Development Finance.

De qualquer maneira, o sistema será usado para o pagamento de fornecedores nos projetos apoiados pelo banco, como por exemplo, projetos do Fundo Amazônia, que é gerido pelo BNDES mas recebe dinheiro de organizações internacionais.

Conforme o jornal, o sistema vai funcionar como uma carteira de pagamentos eletrônica na qual o banco vai repassar os pagamentos em criptomoedas para os fornecedores, que depois converterão em dinheiro 'real'.

O BNDES afirma que todo o caminho do dinheiro ficará registrado na plataforma, que usa uma tecnologia Blockchain, mas que, ao contrário do Bitcoin, os nomes não serão anônimos.

Especialistas em criptomoedas, porém, dizem que o sistema é diferente, pois é como se fosse um banco de dados privado e controlado pelas partes, enquanto o blockchain 'raiz' é sempre imutável, descentralizado e transparente.

Ao Development Finance, o membro do departamento de inovação do KfW Jure Zakotnik disse que a tecnologia aumenta a transparência de dados e processos entre todos os parceiros — tanto doadores quanto países em desenvolvimento.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/22/02/2018/bndes-usara-criptomoeda-para-mais-transparencia-diz-jornal/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial