BNDES usará criptomoeda para mais transparência, diz Jornal

0

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) vai começar a usar uma moeda virtual em suas operações em conjunto com o banco desenvolvimento alemão KfW, de acordo com o jornal O Globo. A reportagem afirma que o sistema, batizado de TruBudget, é fruto de uma parceria entre as duas entidades, embora o KfW já estivesse desenvolvendo a tecnologia e testando em países africanos desde a metade do ano passado, conforme o site Development Finance.

De qualquer maneira, o sistema será usado para o pagamento de fornecedores nos projetos apoiados pelo banco, como por exemplo, projetos do Fundo Amazônia, que é gerido pelo BNDES mas recebe dinheiro de organizações internacionais.

Conforme o jornal, o sistema vai funcionar como uma carteira de pagamentos eletrônica na qual o banco vai repassar os pagamentos em criptomoedas para os fornecedores, que depois converterão em dinheiro 'real'.

O BNDES afirma que todo o caminho do dinheiro ficará registrado na plataforma, que usa uma tecnologia Blockchain, mas que, ao contrário do Bitcoin, os nomes não serão anônimos.

Especialistas em criptomoedas, porém, dizem que o sistema é diferente, pois é como se fosse um banco de dados privado e controlado pelas partes, enquanto o blockchain 'raiz' é sempre imutável, descentralizado e transparente.

Ao Development Finance, o membro do departamento de inovação do KfW Jure Zakotnik disse que a tecnologia aumenta a transparência de dados e processos entre todos os parceiros — tanto doadores quanto países em desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.