Offshore exige profissional com visão de negócio

0

O Brasil terá de investir pesado em capacitação profissional para se destacar no mercado de offhore, e além de falar bem o idioma o inglês, os profissionais de TI precisarão ter visão de negócios. Esta questão foi um dos temas levantados pelos participantes do seminário ?Outsourcing ? As Oportunidades e Experiências?, realizado nesta quarta-feira, dia 22, em São Paulo, pela revista TI Inside e Converge Eventos.

?Não temos profissionais na quantidade e qualidade exigida pelo novo cenário do mercado mundial de serviços?, disse Descartes de Souza Teixeira, diretor da Softex.

Ele ilustra essa deficiência com uma pesquisa da Forrester Research sobre o aproveitamento dos profissionais de TI no mercado. De acordo com o estudo, 80% dos profissionais que saem das universidades americanas são aproveitados pelas empresas. Na Alemanha e Inglaterra esse índice cai para 50%. Na Malásia para 30%, na Índia para 27% e no Brasil para 13%.

Outros países estão investindo pesado na formação de mão-de-obra qualificada em TI como diferencial competitivo na hora de disputar projetos de outsourcing. É o caso da China, Índia e Rússia. São países que oferecem profissionais com domínio do idioma inglês.

Teixeira diz que o mercado internacional de serviços está pedindo engenheiros de software, que fale bem inglês, domine as tecnologias e tenha visão de negócio. O movimento é semelhante ao que aconteceu com os CIOs, que tiveram que se tornar também estrategistas.

As empresas compradoras de serviços querem ter uma relação mais sólida com o fornecedor de solução, que precisa conhecer profundamente os seus negócios, para saber como a tecnologia vai trazer redução de custos. Com essa exigência, o diretor da Softex diz que os cursos de engenharia de sistemas terão de rever currículos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.