TVA, ITSA e Minicom implantam WiMAX em escolas de Minas

0

Em prosseguimento ao acordo recém-firmado com o Ministério das Comunicações, a TVA e a ITSA estão ampliando os pontos de acesso a conteúdos digitais e de TV por assinatura por meio da tecnologia WiMAX. A partir desta quinta-feira (23/3), mais escolas públicas de Belo Horizonte e da cidade de Tiradentes serão beneficiadas.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, participará da cerimônia de inauguração de uma escola com acesso via WiMAX a conteúdos de TV por assinatura, da ITSA, e a conteúdos digitais, disponibilizados pela Editora Abril, controladora da TVA ? a operadora e a editora também vão doar 20 computadores. No dia 24, o ministro vai inaugurar o mesmo programa na cidade de Tiradentes, onde serão doados mais dez computadores. Entretanto, nesta cidade, os alunos terão acesso somente ao serviço de banda larga.

Em relação ao conteúdo, os usuários terão acesso à programação dos canais TV Escola, TV Câmara, TV Senado, Canal Futura, TV Justiça e Século XXI/Gênesis, além de acessar as informações do Almanaque Abril, revista Superinteressante (acervo de 15 anos da publicação, na íntegra), revista Nova Escola e programa Veja na Sala de Aula (com mais de 3 mil planos de aula, enquetes e fóruns de professores), conteúdos estes coordenados pela Fundação Victor Civita. Os conteúdos dos canais Discovery serão oferecidos em breve.

Em São Paulo, a TVA já beneficia 16 escolas da rede pública por meio do programa TVA na Escola. Já são mais de 30 mil alunos atendidos, número que irá se expandir para 50 mil alunos com a parceria com o Minicom. O objetivo das operadoras é atender a mais de 25 escolas, que terão pontos de acesso a conteúdos de programação de TV por assinatura e banda larga.

"Faz parte da missão da TVA e do Grupo Abril contribuir com a educação do País. Quando lançamos o programa TVA na Escola, em 2004, tínhamos esse objetivo. O acordo com o Ministério ajuda a consolidar esta estratégia, atingindo também as cidades de Belo Horizonte e Brasília", afirma Amilton de Lucca, diretor de Novos Negócios da TVA.

A operadora lidera esse trabalho nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e a ITSA, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. Ambas são apoiadas pela Neotec, a associação das operadoras de MMDS, da qual a TVA e a ITSA fazem parte. "Unimos a experiência da Neotec nesta área com o serviço que disponibilizamos em Internet banda larga para promover a inclusão digital", comenta Hermano Albuquerque, presidente do grupo ITSA.

A parceria entre TVA, ITSA e Minicom, assinada em dezembro, tem por objetivo desenvolver novas alternativas de acesso para o projeto Gesac, programa de inclusão digital do governo federal. Para viabilizar o acordo, as empresas utilizam o padrão 802.16d do WiMAX, atuando na freqüência de 2,5 GHz do Multipoint Multichannel Distribution System (MMDS).

Recentemente, a TVA digitalizou sua rede de MMDS em São Paulo, aumentando assim sua área de atuação. O Rio de Janeiro passará por este processo este ano. Nas cidades de Belo Horizonte e Brasília, a ITSA atuará com suas operações de MMDS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.