TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Cisco promove ampla reestruturação em sua divisão de engenharia

Postado em: 22/03/2016, às 16:45 por Redação

A Cisco Systems anunciou na segunda-feira, 21, uma grande reestruturação na unidade de engenharia da empresa, com o objetivo de torna-la mais ágil e sintonizada com as áreas consideradas críticas. A unidade, que emprega cerca de 25 mil funcionários, já havia passado por um reordenamento ainda sob a gestão do ex-CEO John Chambers, em 2014. Essa reorganização resultou 8 mil demissões naquele ano.

O anúncio das mudanças foi feito na segunda-feira, 21, através de um e-mail enviado a todos os funcionários pelo novo CEO, Chuck Robbins, ao qual o site Business Insider teve acesso. Na mensagem, ele informa que a unidade de engenharia será dividida em quatro áreas específicas ­— networking, serviços e plataformas em nuvem, segurança e aplicações e Internet das Coisas. Todos os líderes dessas áreas se reportarão diretamente a Robbins. "Hoje estamos realizando alterações na organização da área de engenharia para melhor refletir nossas prioridades estratégicas", disse ele.

A reorganização também prevê a saída de alguns executivos-chaves à época da gestão de Chambers. Kelly Ahuja, por exemplo, um veterano com 18 anos na Cisco, responsável pela unidade de negócios de serviços, está fora. A divisão de servicos da companhia tem sido uma área sensível e Robbins decidiu reestruturá-la.

Um dos primeiros atos do executivo foi vender, em meados do ano passado, da divisão de dispositivos conectados (CDBU), criada a partir da compra, em 2005, da Scientific Atlanta, fabricante de set-top boxes (aquelas pequenas caixas usadas pelas empresas de TV a cabo). Apesar de ter pagado US$ 6,9 bilhões na época pela empresa, a Cisco vendeu a divisão para a Technicolor, por US$ 600 milhões.

Além de Ahuja, Pankaj Patel, que comanda a área de engenharia da unidade de networking, anunciou em janeiro que deixará a Cisco na segunda metade do ano. Patel teve uma carreira estelar na gestão de Chambers. Assim, a divisão de rede deve ganhar um novo líder em poucos meses. Chambers ainda é presidente-executivo da Cisco, e ele se reporta ao CEO Robbins.

Nas áreas de segurança e Internet das Coisas e aplicações não deve haver mudanças, ao menos por enquanto.

Curiosamente, pessoas dentro da empresa dizem que a unidade Insieme, responsável pelo produto de rede mais importante da Cisco, o switch Nexus 9000 e sua plataforma de "rede definada por software" (SDN), que é administrada por engenheiros lendários da empresa, como Mario Mazzola, Prem Jain e Luca Cafiero, ainda se reportam a John Chambers. Especulou-se que Mazzola anunciaria sua aposentadoria em janeiro, mas isso não se confirmou.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/22/03/2016/cisco-promove-ampla-reestruturacao-de-sua-area-de-engenharia/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial