TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Oracle processa HP Enterprise por aliança com empresa de suporte ao sistema Solaris

Postado em: 22/03/2016, às 20:09 por Redação

Com apenas seis meses de atividades, HP Enterprise, resultante da cisão da antiga HP, está sendo processada por sua rival Oracle em um tribunal nos Estados Unidos. As ex-parceiras têm tido um histórico de litígios desde que a fabricante de software adquiriu a Sun Microsystems e tornou-se uma concorrente direta da HP no segmento de hardware.

O mal-estar entre as duas empresas começou, na verdade, quando a Oracle contratou Mark Hurd em 2010, logo após ter renunciado ao cargo de CEO da HP devido ao seu envolvimento em um escândalo de assédio sexual tornado público.

Neste novo processo, aberto nesta terça-feira, 22, a Oracle alega que a HP firmou uma parceria com a TERiX Computer Company, prestadora de suporte técnico a softwares, para oferecer assistência a clientes que usam seu sistema operacional para servidores Solaris, incluindo patches, atualizações e correções no software.

Parte significativa da receita da Oracle atualmente vem justamente da venda de contratos de suporte para seu diversificado catálogo de softwares, e por isso processou outras empresas que tentaram prestar esses serviços por um preço mais baixo do que cobra. E ela ganhou algumas dessas ações na Justiça.

Ações na Justiça

A Oracle inclusive já havia processado a TERiX e ganhado o processo em que ela teve de pagar US$ 57,7 milhões por danos. A sua maior rival, a SAP, também tentou oferecer os mesmos serviços através da TomorrowNow, empresa adquirida em 2010 pela multinacional alemã. Ela foi condenada em um processo que corria desde 2007, impetrado pela Oracle, que alegou que a TomorrowNow aproveitou-se de sua situação de revendedora para ter acesso a informações secretas dos produtos, violando, portanto a propriedade intelectual da companhia, e também pela prestação de serviços de suporte aos softwares.

O litígio se arrastou por anos e foi finalmente resolvido quando SAP concordou em pagar US$ 356,7 milhões à Oracle, em 2014 — o pedido inicial da fabricante americana de software era de US$ 1,3 bilhão, mas a Justiça considerou o valor muito alto. Em outras palavras, quando se trata garantir a venda de suporte a software a seus clientes, a Oracle é bastante agressiva.

A Oracle diz que descobriu a existência do acordo de parceria entre as empresas durante o processo movido anteriormente contra a TERiX.

Procurada pelo site Business Insider, o primeiro a dar a notícia sobre o processo, a HP Enterprise não quis comentar o assunto.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top