Bull e CDC anunciam investimento de 28 milhões de euros em computação de alto desempenho

0

A frrancesa Bull anunciou nesta terça-feira, 22,  um plano para criar uma joint venture com a CDC (Caisse des Dépôts), com patrimônio de 28 milhões de euros, cujo foco será a oferta de serviços seguros de Computação de Alto Desempenho (HPC) como provedor de serviços de computação em nuvem.
CDC é um grupo de capital aberto e conhecido investidor no desenvolvimento econômico e interesses gerais da França. Atua como operador do “Fonds National pour la Société Numérique” (o Fundo Nacional para uma Sociedade Digital), criado como parte de um programa de incentivo econômico do governo francês. O CDC irá contribuir com perto de 10 milhões de euros no projeto.
O objetivo do projeto “NumInnov” é criar um provedor de serviços independente, especializado em aplicativos HPC, que irá operar em toda a Europa e que contará com todo o conhecimento da Bull no assunto.
"Estou muito satisfeito com esse projeto, que certamente terá um impacto significativo no mercado e na economia digital, tanto da França como da Europa", conta Philippe Vannier, presidente do Conselho e principal executivo da Bull.
"O projeto será de grande valia para acelerar a adoção de tecnologias do HPC e promoverá o desenvolvimento de novos aplicativos e serviços para pequenas, médias e grandes empresas. Como uma empresa especializada em sistemas digitais críticos, a Bull é o único nome na Europa capaz de oferecer a experiência e o conhecimento em HPC “On-Demand “ , sempre dentro  normas de segurança, fundamentais para esse projeto", explica.
Aplicações
A companhia conjunta oferecerá serviços IaaS e PaaS, também destinados a ISVs (Independent Software Vendors) atuando sobre a bandeira do projeto “NumInnov”. Até o momento 25 ISVs, a maioria deles de pequenas e médias empresas, já demonstraram interesse pelo projeto, que tendo como um das suas principais metas promover o desenvolvimento de um ecossistema de nuvem HPC, envolvendo ISVs e provedores de serviços corporativos.

No mercado e nos serviços, o NumInnov permitirá que vários nomes do mercado agilizem seus processos de inovação, por exemplo, na indústria automotiva e aeroespacial (modelagem de fenômenos físicos e simulação de acidentes, otimização da aerodinâmica, desenho de novos materiais), na indústria de gás e petróleo (estudos geofísicos e sísmicos, otimização dos reservatórios e produção), estruturas inteligentes e simulação de energia.

Na área da saúde o projeto “NumInnov” irá garantir que a HPC atue como uma ferramenta na inteligência médica, quando se trata de desenvolvimento de aplicativos e serviços para exames médicos, simulação e assistência em procedimentos cirúrgicos, criando uma “assinatura digital” das diferentes doenças e imagens médicas.

Já no mercado de conteúdo digital, o projeto ajudará a aproveitar ao máximo os ativos digitais e a simular a criação de conteúdo multimídia: realidade virtual aumentada, design de conteúdo em HD e 3D, videogames, bibliotecas de imagens e processamento e atualização de arquivos de áudio e vídeo. O “NumInnov” possibilitará também o desenvolvimento de uma nova safra de provedores de conteúdo.

Em relação a questão de segurança interna, o “NumInnov” ajudará no planejamento de crises de alimentos, ambientais e de saúde, assim como a administrar riscos naturais relacionados a alterações climáticas. Ele também contribuir para implantar aplicativos de próxima geração para vigilância por vídeo e segurança interna mais abrangente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.