Cade não vê restrições na compra dos ativos de nuvem da Verizon pela IBM

0

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar, sem restrições, a compra de ativos destinados ao fornecimento de serviços de infraestrutura em nuvem da Verizon pela IBM. De acordo com o parecer da superintendência-geral da autarquia, a operação acarreta uma limitada sobreposição horizontal, especialmente no Brasil, não ensejando preocupações de cunho concorrencial.

Para a IBM, o negócio complementará suas soluções em nuvem e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) com serviços de gerenciamento de rede mais ágeis. Já para a Verizon, o desinvestimento permitirá focar em outras linhas de negócios, fornecendo aos seus clientes um ambiente de produtos e serviços de melhor qualidade.

Os ativos adquiridos pela IBM se referem ao fornecimento de serviços de infraestrutura em nuvem, principalmente soluções em nuvem (as quais incluem nuvem pública – IaaS público – computação, armazenamento, rede e outros IaaS), PaaS13 público (banco de dados, IoT, análise e outros PaaS) e serviços de gerenciamento em nuvem privada (IaaS privado, PaaS privado e hospedagem de nuvem privada) e serviços de hospedagem gerenciada (managed hosting services), e, de forma reduzida, outros serviços relacionados, como application outsourcing, application acceleration e serviços de segurança.

De acordo com a superintendência-geral do Cade, o negócio tem vendas limitadas no Brasil, uma vez que, em janeiro deste ano, a Verizon encerrou todas as atividades a serviços em nuvem prestadas no Brasil. O órgão antitruste lembra que em 1º de maio deste ano, a Verizon vendeu para a Equinix um portfólio de 29 centros de data center e suas operações nos Estados Unidos e América Latina. "Logo, a Equinix adquiriu a maior parte dos ativos relacionados aos serviços de nuvem que geraram faturamento no Brasil, incluindo seus serviços de hospedagem gerenciada e colocation", pontua.

No Brasil, o Cade identificou, além da Microsoft, Amazon e Equinix, que também atuam no País, os principais concorrentes no mercado de serviço de infraestrutura em nuvem incluem a TIVIT, T-Systems e HP/CSC. Ascenty, Sonda, Unisys, Level-3, Stefani, Huawei, Embratel/Telmex e Vivo/Telefonica, que possuem atuação no mercado de nuvem, de acordo com a IBM, seriam potenciais concorrentes relevantes. Projeções indicam que o faturamento desse mercado é de US$ 1,1 bilhão.

Além do Brasil, a operação prevê o aval das autoridades concorrenciais da Áustria e dos EUA. O valor do negócio não foi divulgado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.