TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Corsan automatiza processos de negócios para se adaptar à lei de governança

Postado em: 22/05/2018, às 22:10 por Redação

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) aprimorou a sua Gestão de Riscos e governança com o SoftExpert Excellence Suite (SE Suite) da SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Com a promulgação da Lei Federal 13.303/16, tornou-se obrigatório perante o estatuto jurídico de empresas públicas, economia mista e de suas subsidiárias, a aplicação de conceitos e estruturas de governança corporativa, transparência, práticas de gestão de riscos, controles internos e compliance.

Os processos mapeados estão disponíveis para todos os colaboradores, facilitando o entendimento das atividades. Com isso, os custos em treinamentos mais aprofundados são reduzidos, uma vez que os processos estão devidamente modelados e disponíveis a todos, bem como as regras e normas internas da companhia.

Os próximos passos serão a gestão de leis e regulamentos para comprovar conformidade aos auditores internos e externos, além da definição e agendamento de planos de auditorias de governança e a automação dos processos de GRC para o monitoramento contínuo dos controles com as ferramentas de gestão de requisitos legais, tratamento de perdas e não-conformidades, controle de planos de ação e gestão dos processos de auditoria interna.

Fechando o ciclo de gestão da área, será realizado o monitoramento e análise do progresso do programa de governança corporativa, através das ferramentas de gestão de projetos e cronogramas, e de metas e resultados com a publicação dos indicadores de desempenho para todas as áreas participantes.

A gestão de riscos também foi aplicada no escritório de Projetos da companhia, seguindo o que estabelece o PMBOK, guia referência mundial de melhores práticas em gestão de projetos. Além de automatizar o planejamento, controle e cronogramas e o monitoramento de prazos e responsabilidades, com a solução da SoftExpert também é realizada a identificação e tratamento dos riscos inerentes ao escopo do projeto.

Para o futuro está prevista a aplicação da solução na área de sustentabilidade, planejada para entrar em operação na Corsan. Com isso, na prática a ferramenta é aplicada de forma corporativa, amplificando os benefícios e resultados para a companhia como um todo.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/22/05/2018/corsan-automatiza-processos-de-negocios-para-se-adaptar-a-lei-de-governanca/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial