Brasil Telecom adere ao Pacto Global da ONU

0

A Brasil Telecom aderiu no mês passado ao Pacto Global, ação da Organização das Nações Unidas (ONU) que incentiva a comunidade empresarial internacional a adotar valores fundamentais e mundialmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção em suas práticas de negócios.

Segundo Ricardo K., presidente da operadora, com a adesão da empresa ao pacto, por meio de uma carta enviada à ONU, foi formalizada a intenção da operadora de apoiar e difundir os princípios dentro da esfera de sua influência. ?Vamos nos comprometer a fazer do Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, cultura e operações diárias de nossa organização?, afirmou o executivo. ?Nossa proposta é empreender esforços para divulgar publicamente esse compromisso junto a nossos colaboradores, parceiros, clientes e público em geral?.

O Pacto Global foi lançado há sete anos pelo ex-secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, durante o Fórum Econômico de Davos. À época, ele convidou para aderir à ação, sem nenhum custo, agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, independentemente do ramo de atuação e do seu porte, para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário.

Segundo o diretor de Gestão e Recursos Humanos da BrT, Giovanni Foragi, a companhia conta com alguns projetos alinhados aos princípios do Pacto Global. ?Temos uma escola de informática e cidadania, patrocinamos projetos sociais, seguimos um código de ética e conduta, dentre outras ações, além de dirigir projetos de reciclagem, ter um bom relacionamento com o governo e os sindicatos?, elenca. ?Recentemente, conquistamos a posição de empresa de referência mundial, com a obtenção da certificação Sarbanes-Oxley, lei americana que estabelece critérios para companhias que negociam ações na Bolsa de Valores de Nova York?, finaliza.

O Pacto Global utiliza o poder da transparência e do diálogo para identificar e divulgar novas práticas entre empresas, relacionadas a dez princípios universais, derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, dos Princípios Fundamentais dos Direitos ao Trabalho, da Organização Mundial do Trabalho (OIT) e dos Princípios do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Não se trata de um instrumento regulador ou um código de conduta, mas uma plataforma baseada em valores que visam promover a educação institucional. Atualmente, mais de 2 mil empresas já fazem parte do pacto na Rússia, China, Brasil, Índia, Alemanha, Noruega, Indonésia, Tailândia, Estados Unidos e outros Estados-Membros da ONU.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.