IBM investe US$ 3 mi em centro de software para mainframes no país

0

O Brasil foi o primeiro país da América Latina escolhido pela IBM para instalar seu centro de competência de software para mainframes. A unidade, inaugurada nesta sexta-feira (22/06), consumiu investimentos da ordem de US$ 3 milhões e sua infra-estrutura poderá ser utilizada pelas empresas para prova conceito e teste de aplicações, sem interferir em seu ambiente tecnológico ou a necessidade de equipamentos ou grandes equipes para isso.

O centro, que está equipado com uma máquina System z9 Business Class, storage DS8300 com capacidade de 14 terabytes (TB e softwares IBM, também oferecerá capacitação em software na plataforma System z aos profissionais dos clientes e do mercado em geral. O System z Center, como foi batizada a unidade, contará com um grupo de profissionais da IBM que dará suporte a arquitetura de aplicações, sistemas e aos projetos dos clientes.

Segundo Paulo Carvão, vice-presidente mundial de vendas de software em mainframe da IBM, baseado em Nova York, o System z Center será uma oportunidade para que clientes testem conceitos e compreendam o impacto de novas tecnologias num ambiente controlado, antes da efetiva implementação de suas empresas. ?Existem companhias que pretendem, por exemplo, utilizar middleware de integração para implementação de arquiteturas orientadas a serviço no mainframe. Com o centro, conseguiremos verificar as necessidades práticas desse cliente sem interferir em sua infra-estrutura já existente. Após testes iniciais e com as melhores práticas compreendidas, aí sim o cliente passará para a implantação, podendo, se desejar, contratar a IBM para fazer isso. Será possível aproveitar, ao máximo, todos os recursos da plataforma diminuindo o risco dos projetos e acelerando seu potencial de retorno?, diz o executivo.

O Brasil é o terceiro país no mundo a contar com centros desse tipo. Os dois outros estão localizados nos Estados Unidos e o mais recente foi implementado em 2004, na China, para atender o mercado asiático. Lá, o centro já viabilizou inúmeros projetos para clientes do setor financeiro e do setor público. ?Trazer o centro para o Brasil reafirma a atenção da IBM para o mercado brasileiro e da América Latina. Além disso, contamos com um grande potencial tecnológico, uma importante base instalada de clientes de mainframes e nossa tradicional criatividade para viabilizar projetos inovadores?, concluiu Carvão.

A decisão de investir na criação de um quarto centro no Brasil levou em consideração, sobretudo, a penetração de mainframes no país e nos bons resultados que a divisão de mainframes traz para a IBM. Hoje, 75% das receitas com a plataforma na América Latina são procedentes do mercado brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.