MCT vai intensificar desbloqueio de recursos para tecnologia

0

O Ministério de Ciência e Tecnologia vai intensificar o trabalho, em parceria com os Comitês Gestores dos Fundos Setoriais e com os setores de pesquisa do país, para o descontingenciamento dos recursos para ciência e tecnologia.

A informação foi dada na quinta-feira (21/6) pelo diretor do Departamento de Ações Regionais do MCT, Leonardo Hamur, durante audiência pública da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados que discutiu as dificuldades enfrentadas na Amazônia pelos setores de educação, técnico e científico.

Hamur contou que desde o ano passado já há uma liberação gradual desses recursos, e que está havendo uma diminuição no volume reservado para contingência. "Trabalhamos para que até 2010 não haja mais nenhum tipo de contingenciamento", destacou o diretor.

O contigenciamento de recursos para a ciência e a tecnologia na Amazônia foi apontado por parlamentares, como um dos principais entraves ao desenvolvimento da região. Eles também consideraram essa restrição como a causa da desigualdade no desenvolvimento da área científica entre os estados da Amazônia e os do Sul e do Sudeste do país.

O presidente da Fundação Tecnológica do Acre (Funtac), João César Dotto, lembrou que, além das desigualdades regionais dos investimentos em ciência e tecnologia, há diferenças de investimentos realizados pelos estados da região Amazônica. "No Amazonas, por exemplo, são investidos R$ 200 milhões e no Acre apenas R$ 20 milhões", comparou. Ele disse que o Acre passa por grandes dificuldades na área de infra-estrutura para pesquisa, como laboratórios desatualizados, inconstância na qualificação dos pesquisadores e dificuldades de acesso a editais.

Hamur avaliou que a "culpa" pela pouca quantidade de recursos destinada à pesquisa na Amazônia não deve ser imputada só ao governo. "Há necessidade de que o setor de pesquisa entenda as demandas da região, como as populações ribeirinhas e das áreas de várzea, os índios, o setor produtivo da floresta e o da zona urbana, e outros." Segundo o diretor, esse público precisa estabelecer suas demandas tecnológicas e os acadêmicos precisam voltar seus estudos para atender aos anseios do setor produtivo. "Aí sim, o governo federal poderá estabelecer políticas para atender o que for solicitado", defendeu.

Hamur disse ainda que, devido à restrição de recursos, existe necessidade de extrema otimização. "Somos reféns de uma pesquisa voltada para resultados. Não podemos, aqui de Brasília, direcionar recursos para a Amazônia sem que os setores que buscam a inovação tecnológica possam fazer uso dos resultados dessa pesquisa. A pesquisa é um produto extremamente caro e precisa ser orientada para resultados que possam ser assimilados, absorvidos pelo setor produtivo", ressaltou.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.