WiMAX deve ter adesão em massa dos americanos, aponta pesquisa

0

Responder e-mails, ler e assistir notícias ao vivo e online, ver TV móvel e baixar as últimas músicas ? tudo isso em movimento ? são os principais usos para as redes de banda larga móvel WiMAX, de acordo com uma pesquisa com consumidores encomendada à Centris pela Motorola. Na pesquisa, o WiMAX foi definido como uma nova tecnologia de banda larga sem fio e de longo alcance, que proporciona acesso seguro e de alta velocidade à internet, por meio de laptops ou outros dispositivos.

Conforme citado por Ed Zander, presidente e CEO da Motorola, em sua apresentação na NXTcomm 2007 ? congresso e exposição do setor de telecomunicações que ocorreu esta semana em Chicago (EUA) ?, a pesquisa com usuários da internet mostrou que, em uma situação de mobilidade quase metade dos entrevistados, 49%, provavelmente usaria o WiMAX para ler ou responder a e-mails. Outros 31% disseram que leriam ou assistiriam à mídia online em tempo real, enquanto 28% aproveitariam para entretenimento móvel, como televisão interativa sob demanda. O mesmo percentual (28%) afirmaram que utilizariam o WiMAX para baixar e ouvir música.

Os usuários também disseram querer mobilidade no trabalho. Dos pesquisados 45% responderam que achariam interessante usar o WiMAX para ler e responder e-mails, e 43% acessariam a internet para seu trabalho. Outros 33% gostariam de acessar a intranet de sua empresa para administrar clientes, recursos e serviços de campo com mais eficácia, enquanto 30% disseram que achariam bom para o envio de dados, incluindo imagens ou vídeo de locais remotos, para o escritório.

?Os consumidores claramente querem eliminar cabos ou fios de banda larga para acessar a internet de alta velocidade?, disse Fred Wright, vice-presidente sênior e gerente-geral de Home & Networks Mobility da Motorola. O executivo acrescentou que isso pode ser uma grande vantagem para empresas como a Motorola, que também comercializam dispositivos prontos para WiMAX.

Os usuários disseram que utilizariam a banda larga sem fio durante as férias, para enviar vídeos e fotos a amigos e mencionaram outras utilidades, como ver replays de lances de eventos esportivos que estivessem assistindo ao vivo. A pesquisa confirmou ainda um desejo dos clientes com o qual os provedores de serviços já contam: 57% dos usuários acham importante que o serviço de banda larga sem fio esteja disponível onde quer que eles estejam.

?Cada vez mais provedores de serviços ao redor do mundo estão demonstrando interesse em oferecer serviços de banda larga de longo alcance em cidades grandes, subúrbios e regiões rurais, o que fará com que essa tecnologia se torne tão comum quanto os serviços de telefonia celular?, disse Wright. ?É muito animador, e a inovação que nossa tecnologia proporcionará será incrível.?

A pesquisa foi realizada em 601 domicílios americanos que utilizam a internet, por meio de consultas telefônicas, entre os dias 9 e 15 de maio deste ano. A margem de erro do estudo é de 4%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.