'Brexit' pode forçar empresas de tecnologia a reavaliar suas operações no Reino Unido

0

As empresas de tecnologia, em especial as norte-americanas, podem ser forçadas a reavaliar a manutenção de suas operações na Grã-Bretanha ou até mesmo transferir suas sedes para outros países se o Reino Unido decidir por deixar a União Europeia no referendo marcado para esta quinta-feira, 23, possibilidade que passou a ser chamada de "Brexit", acrônimo de "Britain Exit".

A maior preocupação dessas empresas, que nos últimos anos têm travado várias quedas de braço com a União Europeia, envolvendo desde questões sobre privacidade, isenções fiscais até lei antitruste, é que caso o Reino Unido decida deixar o bloco haja um aprofundamento dessas batalhas e se criem novos obstáculos para que façam negócios no Reino Unido, também.

Em jogo está um delicado equilíbrio sobre a política de tecnologia entre os países na União Europeia, incluindo o Reino Unido e países nórdicos e bálticos, que têm uma regulamentação mais branda, e outros, liderados pela França e Alemanha, que argumentam que o surgimento de grandes empresas de tecnologia globais requer novas regras para que a disputa possa ser nivelada e justa.

O The Wall Street Journal ouviu vários executivos de tecnologia e lobistas para saber o que eles pensam e quais são os efeitos imediatos e de longo prazo, caso o plebiscito indique pela saída do país do bloco.

"No caso o Brexit vença, eu estarei preocupado com a direção que pode tomar a política tecnológica europeia", disse Dan Rogers, cofundador da Peakon, uma startup dinamarquesa que oferece uma plataforma de análise e recrutamento de empregados para empresas. "Sem o Reino Unido como um contrapeso, há uma grande possibilidade de que a União Europeia promulgue regulamentos prejudiciais às nossas atividades."

Para a gigante Microsoft, que há uma década vem enfrentando investigações antitruste na União Europeia, inclusive já tendo recebido uma multa de 2,2 bilhões de euros, a permanência do Reino Unido no bloco é fundamental. Tanto que no mês passado ela enviou uma carta aberta na qual pede aos executivos da empresa que votem para que o país fique na União Europeia. "Historicamente, o fato de o Reino Unido fazer parte da União Europeia tem sido um dos critérios importantes e o torna um dos lugares mais atraentes da Europa", escreveu o chefe da Microsoft no Reino Unido, Michel Van der Bel.

A maioria das grandes empresas de tecnologia norte-americanas se recusaram a comentar sobre a votação, mas alguns executivos reconheceram, sob a condição de anonimato, que, se o Reino Unido deixar a União Europeia ou se o bloco impuser restrições sobre, por exemplo, o uso de dados pessoais, ou mudar as regras de tributação das empresas, pode acelerar o êxodo das operações.

Os políticos que se alinham com mais frequência com o Reino Unido nos debates sobre regulação de tecnologia dizem que a saída do país da União Europeia pode alterar o equilíbrio no Mercado. "O Reino Unido é um parceiro importante para uma Europa progressista, pró-negócios, e para a geração de empregos", disse Antanas Guoga, deputado do Parlamento Europeu de origem lituana. "Sem o Reino Unido, tudo vai ser muito complexo, eu acho."

Outra questão que pode fazer com que as empresas de tecnologia reavaliem as operações no Reino Unido caso a Brexit vença diz respeito à mão de obra, já que elas estão em uma corrida em busca de trabalhadores qualificados. Executivos dizem que um elemento atraente de Londres é a capacidade de atrair pessoal de toda a União Europeia para trabalhar lá sem qualquer burocracia. Com a saída do bloco, não será nada fácil a contratação de estrangeiros.

"Isso pode ter um impacto enorme para as empresas com sede na Grã-Bretanha ou que queiram abrir suas sedes no país", disse James Waterworth, o vice-presidente da Associação da Indústria de Computadores e de Comunicações (CCIA), organização com sede nos EUA que representa a Amazon.com, Facebook, Alphabet/Google e Ebay, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.