Cisco lidera mercado de ramais IP na América Latina

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A Cisco Systems divulgou nesta segunda-feira, 22/8, que segundo o Gartner Group ela ?lidera o mercado de ramais de PBX corporativo em IP puro na América Latina com 40,7% de market share, em 2004?.

No estudo, denominado ?Market Share: Equipamentos de Telefonia Corporativa, América Latina, 2004?, diz que a Cisco foi seguida pela Avaya (11,8%) e pela Nortel (10,4%). O estudo mostra que, em 2004, foram comercializados 132.500 ramais de PBX em IP puro. A Cisco vendeu 53.900 ramais e a Avaya, 15.600.

A análise do Gartner baseia-se em ramal PBX em IP puro, ou seja, aquele conectado a um sistema de comunicação comutado baseado em uma rede LAN IP que propicia funcionalidades da telefonia a terminais de voz IP. Pelos menos 95% das linhas em sistemas PBX em IP puro possuem um terminal de voz IP na ponta.

Divisão

Segundo a Cisco, o mercado de telefonia IP está dividido em dois tipos de soluções: soluções de puro IP e habilitador de soluções IP ? ambos radicalmente diferentes. Os habilitadores de soluções IP possibilitam aos sistemas tradicionais de telefonia obter algumas características de telefonia IP, a partir do acréscimo de um cartão ao PBX tradicional. A solução de telefonia IP pura é uma central de telefonia 100% baseada em IP. Da chamada ao gerenciamento de aparelhos telefônicos, tudo é 100% IP e fornece todos os benefícios da tecnologia IP. A Cisco diz que participa unicamente do mercado de telefonia IP pura.

O estudo revela ainda que o mercado de telefonia corporativa como um todo (PBX tradicional qualificado + puro PBX + PBX IP) tem crescido, ano a ano, 6,7% na América Latina, aumentando de 2.509.000 ramais, em 2003, para 2.676.200 em 2004. Em contrapartida, a venda de PBX tradicionais caiu 10,5%. Já o mercado de PBX em IP puro cresce a taxas de 34,6% ano a ano.

Dos 132.500 ramais PBX-IP vendidos, 63.900 foram para o mercado de SMB (empresas com menos de 400 empregados) e 68.600 para empresas e corporações (companhias com mais de 400 empregados).

Os números globais do Gartner mostram que ? a venda de linhas tradicionais tenderá a zero nos próximos cinco anos, enquanto a venda de habilitadores IP ou linhas híbridas IP tendem a decrescer e a telefonia IP pura é a única que projeta um crescimento constante para o futuro?.

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