Siemens entra no mercado WLAN com solução própria

0

Depois de adquirir no ano passado, a Chantry Networks, fornecedora de tecnologia para segurança e mobilidade em redes sem fio, a Siemens marca agora a sua entrada no mercado de wireless LAN (WLAN) com o lançamento do HiPath Wireless, solução composta por controlador, access points (antenas), telefones Wi-Fi e softphones, para computadores e PDAs.

Por ser capaz de oferecer serviços de voz sem interrupção e com segurança na rede sem fio, a empresa acredita que, em um ano, conquistará 20% do mercado brasileiro.

Marcos Cunha, diretor da divisão de telecomunicações para empresas da Siemens, explica o otimismo. ?Os usuários esperam que uma solução VoWLAN (Voice over WLAN) ofereça a mesma qualidade de voz, segurança e funções do sistema tradicional. As redes sem fio disponíveis no mercado foram desenvolvidas para utilização quase imóvel, pois geralmente as pessoas não se movimentam de um ponto de acesso para outro enquanto usam o serviço de dados.?

O roaming rápido entre as células de rádio é o principal fator para a oferta de serviço de voz sem interrupções. ?Para se ter uma idéia, interrupções no áudio só não são percebidas pelo ouvido humano quando inferiores a 50 milésimos de segundo?, explica o executivo.

Segundo Cunha, a solução também pode identificar a falha em um access point e aumentar automaticamente a potência de transmissão dos outros para garantir a ininterrupção do serviço. O controlador, a central inteligente da solução, pode identificar, monitorar e administrar todos os access points e terminais sem fio. Acessos não-autorizados ou a instalação de novas antenas também são reconhecidos imediatamente.

O HiPath Wireless oferece também aplicações adicionais, como serviços de localização de usuários. Cada controlador pode suportar até 200 pontos de acesso e 4 mil terminais, além de realizar, remotamente, a configuração, definição de políticas de acesso, segurança e grupos de usuários dos access points.

Segundo a Siemens, a mobilidade se apresenta como um dos fatores principais para o aumento da produtividade. Numa pesquisa internacional da companhia, feita com 1700 empresas, as principais frustrações na comunicação empresarial são: 67% obrigação de deixar várias mensagens em diversos aparelhos; 65% atraso no processo de decisão por falta de resposta; e 59% a incapacidade de localizar um colega de trabalho.

Como dispositivo final, a Siemens lança o seu primeiro terminal Wi-Fi, o optiPoint WL2 WLAN (padrão 802.11b/g) que, além das funções comuns nos telefones IP, possui display colorido 128×128 e 4096 cores, melodias polifônicas, viva-voz e lista de chamadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.