Anatel não cede a apelo de teles e mantém prazos da portabilidade

0

Apesar do apelo das operadoras de telefonia, o conselho diretor da Anatel decidiu nesta sexta-feira, 22, manter o início da implementação da portabilidade numérica no dia 1º de setembro. Os diretores também decidiram, por meio de circuito deliberativo, que o Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) deve acompanhar diariamente as dificuldades apresentadas durante os testes realizados pelas operadoras e cobrar a resolução dos problemas. A equipe de fiscalização da Anatel vai acompanhar a veracidade dos resultados dos testes de rede apresentados pelas operadoras.

Na quarta-feira, 20, sete operadoras de telefonia enviaram uma carta à agência solicitando mudanças no cronograma da portabilidade. As empresas alegam que ainda é preciso concluir os testes antes de colocar o sistema em prática (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

A portabilidade, que vai permitir que o usuário troque de operadora sem ter que mudar o número do telefone, passa a valer no dia 1º de setembro para as regiões com código 14 (SP), 17 (SP), 27 (ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS) e 86 (PI). A previsão é que até março de 2009 o sistema já esteja disponível em todo o país.

O conselho diretor decidiu, ainda, que será feito um acompanhamento diário, por meio do GIP, da resolução dos problemas apresentados durante os testes de processo e de rede, tanto das operadoras quanto da Entidade Administradora, com ênfase na cobrança da resolução dos problemas listados nos boletins de anormalidade (BAs), determinando, inclusive, os principais ofensores dos testes; acompanhamento diário, por meio da equipe de fiscalização da Anatel, da veracidade dos resultados dos testes de rede apresentados pelas operadoras; envio diário pelo GIP e pela Superintendência de Radiofreqüência e Fiscalização, às Superintendências de Serviços Públicos e de Privados das informações resultantes dos acompanhamentos constantes; e coordenação diária entre as Superintendências de Serviços Públicos, Serviços Privados e de Radiofreqüência e Fiscalização no sentido de cobrar resultados e propor ações imediatas para a solução de possíveis problemas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.