Concert lança sistema compatível ao smart grid

0

A Concert Technologies lança a nova versão de seu software xOMNI com foco principal no setor energético, de gás e óleo. A nova plataforma permite total integração aos principais requisitos do conceito Smart Grid, possibilitando a sua aplicação também no setor de gás e óleo. O novo software xOMNI SG provê recursos de automatização e funções avançadas para centros de controle de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
O conceito de Smart Grid traz novos parâmetros ao processo de recuperação de receita na medida em que propicia a aquisição de um grande volume de dados em tempo real sobre a rede de distribuição, bem como mecanismos de tratamento destes dados e integração com sistemas corporativos de gestão. "A plataforma é um produto de classe mundial, projetado e construído no Brasil, que contribui fortemente para melhorar a qualidade da prestação de serviços das empresas", afirma Leonardo Fares, diretor Comercial da Concert.
O software SCADA xOMNI foi especialmente desenvolvido para aplicações elétricas e Centros de Controle de Concessionárias de Utilidades. A nova versão foi concebida de forma a consolidar as características vitoriosas das versões anteriores e ao mesmo tempo incorporar recursos e tecnologias de última geração, visando alta escalabilidade e disponibilidade. "Esperamos criar uma repercussão positiva em torno da empresa e do produto, em primeiro lugar nos atuais clientes e, em seguida, no mercado", acrescenta Fares.
O kernel do produto foi reprojetado na filosofia PDC (Producer-Distributor-Consumer) rodando em arquiteturas computacionais gerenciaveis de alto desempenho. Tal arranjo permite implementar todos os requisitos de uma solução de alta disponibilidade (High-Availability), tais como tolerância transparente a falhas (transparent failover), escalabilidade horizontal e vertical (horizontal and verticial escalability) e balanceamento de carga (load balancing).
A interface de usuário foi completamente reformulada. O novo visualizador do sistema denominado xOMNI Maps, além de exibir telas do sistema, é capaz de exibir informações gráficas provenientes de sistemas GIS amplamente utilizados no casdastramento de infraestruturas distribuídas como redes de energia, saneamento e gás. Outra característica do Maps é a possibilidade de mashups com o Google maps e Street View, propiciando a visualização das redes controladas no contexto da cidade que elas servem.
A Concert está trabalhando também em um novo produto para centros de controle denominado xOMNI Mission Control Center – xMCC com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2012.
O xMCC é uma ferramenta de integração visual de dados de tempo real especialmente concebido para centros de controle de utilidades. Utilizando conceitos e tecnologias como HTML5 e CSS3, a ferramenta é capaz de prover um ambiente onde janelas de aplicativos diversos existentes na sala de controle podem ser arranjadas na forma de um grande painel de controle (Dashboard) configurável pelo operador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.