Lei sobre cibercrimes será debatida na Câmara

0

A lei contra crimes cometidos por meio da internet será tema de um seminário a ser realizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados na quarta-feira, 24. O debate abrangerá temas como tipos penais, formas de investigação, direitos fundamentais e cidadania, e economia e segurança.
A discussão foi proposta pelos deputados Sandro Alex (PPS-PR), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Luiza Erundina (PSB-SP). Eles explicam que o Projeto de Lei 84/99, que tipifica os crimes cometidos por meio da internet, foi aprovado pela Câmara em 2003, sofreu modificações no Senado e retornou para analise das alterações.
Para os três deputados, as exposições demonstraram que ainda há necessidade de esclarecimento sobre diversos pontos abarcados pelo PL 84/99. Entre os convidados para o debate estão o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Fernando Botelho; o subprocurador-geral da República Juarez Estevam Xavier Tavares; o presidente da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos; e o presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Informática (IBDI), Omar Kaminski.
Além deles, também devem participar o professor de Direito Penal Econômico na Fundação Getúlio Vargas (FGV) Thiago Bottino; o chefe da Unidade de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral; a coordenadora da Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos de Minas Gerais, Vanessa Fusco Nogueira Simões; o advogado do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Guilherme Varella; a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, Juliana Pereira da Silva; e o presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Neger.
Vale ressaltar que em 13 de julho já havia sido realizada uma audiência pública conjunta das Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Direitos Humanos e Minorias; e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para debater o tema. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.