Prodest desenvolve software para monitorar rede de fibra óptica

0

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) criou um programa para monitorar, em tempo real, o funcionamento da Rede Metro.ES/Metrovix, que já interliga com fibra óptica 18 órgãos estaduais em Vitória.
O recurso é usado para agilizar a implantação da Rede, que possui aproximadamente 100 pontos de acesso e deverá estar em pleno funcionamento até o final deste ano. Outro benefício é ter um controle exato da quantidade de dados que trafegam pela estrutura.
Hospedada no Data Center do Prodest, a ferramenta também detecta eventuais problemas que podem acontecer como o mau desempenho dos equipamentos ou o rompimento dos anéis que formam a Metro.ES/Metrovix.
Na avaliação do presidente do Instituto, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, o software faz uma análise eficiente da performance da Rede. "O programa contribui para que o suporte a essa estrutura seja feito de forma rápida, o que minimiza os impactos de eventos prejudiciais ao bom funcionamento".
Foram investidos R$ 9,77 milhões na Metro.ES/Metrovix, que possui 55 quilômetros de extensão. A redução de custos com telecomunicações (links de dados para internet e telefone) e o uso da videoconferência estão entre os principais benefícios a serem consolidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.