TDec incrementa capacidade de processamento de rede da Forjas Taurus

0

Empresa 100% brasileira com atuação em mais de 70 países, a gaúcha Forjas Taurus, fabricante de armas, capacetes para motociclistas, forjados e máquinas de grande porte promoveu um salto qualitativo ao seu ambiente de redes de dados. Hoje, aplicações de e-mail, telefonia, áudio e videoconferência, mensagens instantâneas e aplicativos de negócio trafegam em sobre uma Rede IP local ou de longa distância, em função de novos equipamentos de core recentemente adquiridos para suportar o crescimento continuado da companhia e seus projetos de expansão. A nova topologia de rede foi orientada pela TDec Network Group, atual parceiro de tecnologia da Taurus, e as atualizações do ambiente foram projetadas em três etapas.
No começo deste ano, o ambiente que interliga a matriz da empresa em Porto Alegre, RS, a todo o seu complexo industrial – com cinco unidades fabris locais estabelecidas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Bahia, e uma nos Estados Unidos -, começou a apresentar problemas. "Tivemos um crescimento de 60% no número de usuários da rede devido ao crescimento dos negócios e vínhamos enfrentando muita lentidão e quedas no sistema", conta Biagio Caetano, CIO da Forjas Taurus. "Buscamos identificar e solucionar os problemas, mas não tínhamos um diagnóstico efetivo. Estávamos operando no limite, com apenas 30% da nossa capacidade, em um ambiente instável e enfrentando muita irritabilidade dos usuários pelas frequentes interrupções.", completa o executivo.
Segundo Caetano, a partir de uma conexão remota foi identificado o problema principal que impactava a rede: o switch central não mais suportava o alto tráfego de dados e voz local e em links contingenciados de 2Mbps para cada uma das plantas da Taurus. "A TDec enviou um engenheiro de redes para Porto Alegre, trazendo um equipamento de testes para substituição provisória e restabelecendo a disponibilidade do sistema. Nós praticamente não tivemos que explicar muito. O atendimento da TDec foi magistral.", observa o CIO da Taurus.
Esta foi a primeira fase do projeto contratado – em caráter emergencial. A partir daí, a equipe de engenharia de redes da prestadora de serviços e os gestores de TI da Taurus montaram juntos um novo plano para reconfigurar o ambiente, que demandou a aquisição também de novos equipamentos de distribuição que já foram substituídos, concluindo a fase II do novo plano de TI. "Nos próximos 90 dias devemos concluir a implementação de uma fase mais crítica, concluindo a fase III do projeto que determina as regras de segurança em nível de hardware para toda a rede", informa Biagio.
José Valter Távora de Castro Junior, diretor presidente da TDec Networks Group comenta: "muitas empresas do porte da Forjas Taurus têm enfrentado as mesmas dificuldades devido ao aumento da necessidade de processamento de dados. Elas fazem tudo como manda o figurino, executando os procedimentos recomendados, gerenciando os alertas, mas não conseguem identificar o real problema do ambiente por falta de um atendimento integrado e adequado de seus fornecedores de equipamentos. Hoje a nova estrutura de Rede IP da Taurus está preparada para os próximos anos. Contempla uma solução turn key, com equipamentos de redes confiáveis e adequados às demandas dos negócios da empresa".
Para o CIO da Taurus, algumas lições devem ser aprendidas no processo. "O mapeamento da rede torna-se mandatório para que se consiga ter um diagnóstico correto, mas isso requer um parceiro de tecnologia especializado como a TDec, que faz toda a diferença. Antes nós tratávamos diretamente com os fabricantes de equipamentos e, sinceramente, sofremos duras penas quando os problemas surgiram, sem conseguir que nos atendessem em diversas tentativas de contato. A área de TI da Taurus é vista como um todo e as regras agora são as mesmas para todas as unidades da companhia. Pelo seu pronto atendimento e por saber exatamente aquilo que faz, a TDec torna-se o nosso fornecedor de confiança e isso é muito animador.", conclui Caetano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.