Gasto maior de energia de data center é com equipamentos de TI, diz estudo

0

Pesquisa realizada para avaliar a eficiência no uso de energia em data centers, feita com mais de 150 empresas membros do Data Center Users? Group (DCUG), um grupo que reúne gerentes de TI, data centers e engenharia ? inclusive de empresas brasileiras ?, formado pela Emerson Network Power, fabricante de sistemas de energia para CPDs e telecomunicações, revela que a maior das companhias efetuou melhorias operacionais para aumentar a eficiência no consumo da energia.

O levantamento constatou, também, que 77% configuraram seus data centers com corredores quentes e frios para aumentar a eficiência, 65% usaram painéis de isolamento para minimizar a recirculação de ar quente e 56% isolaram o piso para evitar perda de resfriamento. A pesquisa também mostrou o crescimento no uso do modelo computational fluid dynamics (CFD), que busca identificar os pontos quentes e aperfeiçoar o fluxo de ar pelos equipamentos, e observou que 25% das empresas já conduziram uma análise CFD em suas infra-estruturas.

De acordo com a pesquisa, os desafios que os profissionais de data centers enfrentam, enquanto tentam reduzir o uso de energia, abrangem: falta de prioridade na gerência (40%), não entendimento da relação custo/benefício (36%), recusa em arriscar a confiabilidade (35%) e falta de comunicação entre TI e infra-estrutura (33%).

A pesquisa mostra, ainda, que, em média, 60% da carga elétrica do data center é usada para suprir os equipamentos de TI, com aproximadamente 56% dessa carga sendo usados por servidores, 27% por unidades de armazenamento e 19% por equipamentos de rede. Além disso, 41% dos entrevistados disseram que o uso de energia de seus data centers não é medido separadamente do resto dos equipamentos e também observaram que não têm um equipamento separado para seus data centers.

Além disso, o estudo detectou que 81% dos entrevistados acreditam que, em 2012, precisarão aumentar a capacidade de seus data centers, apesar de 64% terem atualizado ou criado data centers nos últimos cinco anos. Mais de um quarto (27%) acredita que, apesar da consolidação e do uso da virtualização, o inventário de servidores irá aumentar nos próximos cinco anos. A pesquisa constatou que a densidade média de energia por rack é de aproximadamente 6,5 kilowatts (kW), enquanto que a densidade máxima de energia em qualquer rack é de aproximadamente 12,9 kW.

A pesquisa foi complementada em conjunto com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) e o Lawrence Berkeley National Labs para apoiar o relatório recente do ?Encontro sobre eficiência no uso de energia por servidores e data centers?, da EPA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.