IBGE abre acesso a imagens de satélite em alta resolução em seu portal

0

Órgãos do governo federal, instituições de pesquisa e usuários não comerciais podem acessar, partir desta segunda-feira (22/10), as imagens de satélite de alta resolução para fins de monitoramento de desastres ambientais, levantamento de recursos naturais e elaboração de cartas e mapas.

O recurso está disponível no portal Alos (Advanced Land Observing Satellite) lançado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua página na internet. A iniciativa é resultado de acordo de cooperação científica firmado em outubro do ano passado entre o IBGE e a Agência Espacial Japonesa (Jaxa), que criou o Alos e montou uma rede mundial de distribuição de dados com base em diversos países.

O diretor do Departamento de Geociências do IBGE, Luís Paulo Souto Fortes, disse que a entrada em operação do satélite no Brasil "vai subsidiar o IBGE na melhora do conhecimento do território, através da produção de cartas e mapas atualizados de todo o território nacional".

Fortes destacou a aplicação do recurso na área de meio ambiente, por meio da obtenção de imagens de alta resolução, com o uso de um sensor multiespectral, que vai contribuir especialmente para a região amazônica.

Durante o lançamento do portal Alos, na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional de Cartografia, no Rio de Janeiro, o diretor do IBGE informou que o acesso ao site é gratuito, mas a aquisição das imagens tem um custo associado equivalente a aproximadamente US$ 125 por imagem captada pelo satélite, independente do tipo e de cena adquirida.

"Esse custo, que está associado à distribuição da imagem, já prevê o uso científico e não comercial das cenas. O custo é extremamente reduzido", disse.

O endereço eletrônico do portal Alos é www.ibge.gov.br/alos.

Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.