Pesquisa revela prioridades de investimentos de TI no Judiciário

0

O Instituto Conhecimento, Inovação e Melhores Práticas na Gestão Pública (Conip) anuncia o resultado de uma pesquisa elaborada pela primeira vez com os principais CIOs do Poder Judiciário, sobre demanda de serviços e próximos investimentos de TI na Justiça brasileira.

De acordo com o levantamento, uma das prioridades é o investimento em ferramentas e iniciativas ligadas à área de Governança. Dessa forma, metodologias de gestão como ITIL e Cobit, por exemplo, devem ocupar grande preferência na agenda de líderes do Poder Judiciário.

A pesquisa foi realizada com 13 líderes de TI dos cinco Tribunais Superiores do País, além de membros de entidades como OAB e Associação dos Juízes Federais. De acordo com Vagner Diniz, presidente do Instituto CONIP, "há uma convicção de que sem organizar e definir as estratégias de TI de uma forma alinhada, não será possível atender a outra prioridade de investimento, que é manter o foco no cidadão de tal forma que a tecnologia viabilize cada vez mais serviços para a sociedade", analisa Diniz.

O estudo mostra que em quais áreas o Poder Judiciário mais avançou deste então. Para 69% dos pesquisados, os principais avanços da Justiça brasileira estão na integração de dados e sistemas, no acesso às bases externas como bancos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e SINIC (Sistemas Nacional de Informações Criminais) e no desenvolvimento conjunto de sistemas, como o PROJUDI (Processo Judicial Digital). Em contrapartida, cerca de 20% apontaram que o Poder Judiciário ampliou seu foco no serviço ao cidadão, principalmente no que diz respeito à possibilidade de obtenção, via rede, de informações sobre processos judiciais.

Para atender estes tópicos, os principais instrumentos a serem conhecidos e implementados, segundo eleição dos pesquisados, foram 42,8% para metodologias de gestão aplicadas ao processo de negócio do Judiciário (ITIL, Cobit, Segurança da Informação, BPMS), contra 14,3 % para gestão do conhecimento, Business Intelligence, inclusão digital dos usuários e definição de padrões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.