Intel aposta em netbooks e em chips convergentes

0

A Intel, principal fabricante de microprocessadores do mundo, já vem há algum tempo destacando a importância que os netbooks terão para as aplicações móveis. A empresa diz que as projeções mostram um crescimento mais rápido desse mercado do que o mercado de smartphones e games portáteis. Paul Otellini CEO da Intel, voltou a fazer essa aposta durante o Web 2.0 Summit, que acontece esta semana em São Francisco. Para ele, em muitos países como China e Índia, as pessoas precisarão optar entre um netbook e um smartphone na hora de adquirir um meio de se conectarem à Internet. "E eu acredito que o netbook traz muito mais possibilidades", disse.
A Intel foi questionada também sobre o WiMAX, tecnologia de conectividade wireless que ela sempre incentivou. Não houve nenhuma mudança de discurso, mas a plateia notou um tom menos entusiasmado de Otellini. Ele citou as operações do Japão, Coréia, Rússia, Índia e as da Clearwire, nos EUA, para mostrar que esta é uma realidade em curso, e sobre o LTE ponderou: "São tecnologias muito parecidas, mas os modelos de negócio que podem ser desenvolvidos em cada uma delas são diferentes".
Ottelini também comparou o plano de recuperação econômica dos EUA com o de países emergentes, como a China, e destacou que os melhores casos são aqueles em que há forte estímulo ao consumo, como é o caso chinês.
Sobre as perspectivas de evolução das tecnologias, o CEO da Intel disse que a tendência é que cada vez mais os chips contenham diferentes funções além do processamento de dados. Funções de localização, processamento de imagem e conectividade são as principais apostas da Intel. Em relação às tecnologias de reconhecimento de voz, Otellini disse que esse assunto já é quase um cálice sagrado, que todos procuram, mas que "está por vir nos próximos cinco anos há pelo menos 15 anos". Segundo ele, a realidade do reconhecimento de voz tem se mostrado muito complexa para poder ser adotada em larga escala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.