News Corp. vê espaço para conteúdos gratuitos e desafios em redes sociais

0

Jonathan Miller é o CEO de mídias digitais da News Corp., um dos maiores grupos de mídia do mundo, e o mais crítico conglomerado de comunicações em relação às mudanças que a realidade digital está impondo ao mercado de conteúdos. Ao falar nesta quinta, 22, durante o Web 2.0 Summit, que acontece em São Francisco, ele reforçou a percepção geral de que o próximo grande desafio da indústria de Internet é evoluir as plataformas de busca para o ambiente complexo e dinâmico das grandes redes sociais como Twitter e Facebook.
Miller não deixou de repetir as preocupações que o presidente do grupo, Rupert Murdoch, já manifestou sobre conteúdos gratuitos. "Acreditamos que conteúdos de alto valor devem ser remunerados, mas há espaço para conteúdos gratuitos", disse, referindo-se a esses conteúdos básicos como commodities. O problema, aparentemente, é para conteúdos que estão no meio do caminho, onde o modelo de negócio é mais complicado. De qualquer maneira, Miller destacou as duas apostas do grupo: conteúdos em tempo real e móveis. "A News Corp está muito focada em realtime e em mobile, como informações para negócios. Está muito claro, olhando o resto do mundo, que a Internet móvel é o futuro. Se formos atrás disso, estaremos no caminho certo".
A maior aposta da News Corp no mundo da Internet foi o site de relacionamento MySpace, que nos últimos anos perdeu muito espaço para outras redes sociais como Twitter e Facebook. "Nesse mercado, se você fica parado, perde espaço. Foi o que aconteceu com o MySpace. O que estamos fazendo é estancar a queda e olhar para a essência do serviço, que é a música". A visão corrobora o que já havia sido anunciado por Owen Van Natta, presidente do serviço, no mesmo evento: transformar o MySpace na próxima plataforma de distribuição de conteúdos digitais, competindo, assim, diretamente com Amazon e Apple (iTunes), que já dominam esse mercado. A forma como a News Corp. vai colocar o MySpace nesse mercado não está muito clara, mas passa, certamente, pelo uso da rede social construída ao longo dos anos, o que seus concorrentes não têm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.