ONG quer que UE impeça compra do MySQL pela Oracle

0

O acordo da Oracle para comprar a fabricante de software e servidores Sun Microsystems, em uma transação avaliada em mais de US$ 7 bilhões, continua gerando manifestações desfavoráveis no mercado europeu. Agora é a vez da organização Open Rights Group, que defende a liberdade de expressão, inovação, privacidade e criatividade na internet, pedir que os órgãos reguladores antitruste da União Europeia não aprovem o negócio.
A ONG enviou carta à Comissão Europeia na qual manifesta sua posição contraria ao controle do MySQL pela Oracle. O documento foi encaminhado à comissária de concorrência do órgão, Neelie Kroess.
No texto, que foi publicado no site da Open Rights Group e assinado também pelo fundador do Free Software Foundation, o evangelhista Richard Stallman, a entidade diz que a aquisição do MySQL pela Oracle irá limitar o desenvolvimento das funcionalidades e desempenho do banco de dados de código aberto. A ONG britânica avalia que serão causados danos profundos para aqueles que usam o MySQL para aplicações robustas.
O documento observa que a Oracle é a principal desenvolvedora de software de banco de dados do mundo, tem posição dominante no mercado e pratica preços muito elevados, obtendo lucro extraordinário.
Na visão do Open Rights Group, o MySQL vinha colocando pressão sobre os preços de banco de dados proprietários no mercado, levando Oracle e Microsoft a reduzirem a taxa de licenciamento dos seus produtos.
"A Oracle pretende adquirir o MySQL para evitar maior perda de participação no mercado de serviços e licenças de banco de dados e proteger a margem de lucro com serviços e licenças do seu software proprietário de banco de dados", argumenta a ONG no documento.
No entanto, no início deste mês, Mårten Mickos, ex-CEO da MySQL enviou documento pedindo que a Comissão Europeia libere a compra da Sun pela Oracle no continente por julgar que o negócio benéfico para os usuários de bancos de dados (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
Analistas que acompanham o negócio afirmam que a Oracle precisará, talvez, fazer concessões, incluindo se desfazer dos negócios com o software MySQL, da Sun, para obter a aprovação da União Europeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.