Expandir utilização do e-Gov é desafio do governo, diz secretário

0

Expandir o uso de serviços públicos oferecidos aos cidadãos por meio da internet é o desafio do governo eletrônico. A opinião do secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Delfino Natal de Souza. De acordo com ele, o governo eletrônico (e-Gov) brasileiro já atingiu a maturidade. O desafio, porém, diz o secretário, está na ampliação da rede de prestação de serviços do governo ao cidadão. "Precisamos intensificar modelos de autoatendimento e o acesso do cidadão, com muita facilidade e maior disponibilidade em termos geográficos", afirma.

A declaração de Souza foi feita durante o seminário sobre administração de recursos de TI,  realizado nesta segunda-feira, 21, em Brasília. O Ministério do Planejamento apresentou a nova versão dos Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (e-Ping) e publicou a “Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Sisp”. A versão 2012 do e-Ping esteve em consulta pública até o início deste mês. A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) recebeu mais de vinte contribuições da sociedade sobre como os padrões podem ser melhorados.

O e-Ping é uma arquitetura da administração federal que lida com a definição de especificações técnicas para regulamentar a utilização das tecnologias da informação e comunicações (TICs). Com a utilização do e-Ping, diferentes sistemas podem trocar informações, seja entre órgãos de governo, empresas, países e pessoas. Isso melhora a prestação de serviços públicos por meios eletrônicos. Na prática, a aplicabilidade dos padrões pode ser encontrada na nota fiscal eletrônica, que substitui a emissão do modelo em papel, e na certificação digital. Já a  Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Sisp reúne boas práticas em gerenciamento de ações de TI dos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.