Sony e Panasonic têm ratings de crédito rebaixados

0

A Sony e a Panasonic tiveram seus ratings de crédito rebaixados pela agência de classificação de risco Fitch nesta quinta-feira, 22. A classificação da Sony passou de BBB- para BB-, enquanto a da Panasonic foi de BBB- para BB. Segundo o jornal britânico Financial Times, a Fitch justificou os cortes citando uma longa lista de desafios para as empresas, incluindo a perda de liderança tecnológica em produtos-chave, além da valorização do iene, moeda do Japão, país de origem das duas companhias. As classificações de duplo B indicam que as empresas estão vulneráveis para honrar o pagamento de suas dívidas ao longo do tempo, embora tenham flexibilidade suficiente para manter o serviço da dívida.

Os rebaixamentos ocorrem em um cenário em que as companhias sofrem com grande competitividade no segmento de televisores e outros produtos fundamentais para ambas. A Panasonic anunciou demissões e um plano de reestruturação depois de declarar que espera um prejuízo equivalente a US$ 9,6 bilhões em seu ano fiscal de 2013, que encerra em março. Já a Sony registrou o quarto prejuízo trimestral consecutivo que, apesar de ter sido menor que o do trimestre anterior, ficou em US$ 194 milhões em seu segundo trimestre fiscal.

O chefe de pesquisa corporativa asiática da Fitch, Matt Jamieson, declarou que se as empressas se adiantarem para resolver problemas em áreas de risco, como TVs, no caso da Sony, e computadores pessoais, no caso da Panasonic, os rebaixamentos não serão necessariamente levados adiante. Ainda assim, ele disse que "as reputações das companhias foram atingidas a ponto de levar um longo tempo para voltarem ao que era".

A Standard & Poor's e a Moody's Investors Service também rebaixaram, recentemente, a classificação de crédito das duas companhias japonesas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.