Balanço preliminar da Alcatel-Lucent aponta queda no lucro em 2006

0

Os resultados preliminares divulgados nesta terça-feira (23/1) pela Alcatel-Lucent referentes ao quarto trimestre e para o ano 2006 ficaram abaixo das estimativas dos analistas, o que fez com que as ações da companhia encerrassem o pregão do dia na Bolsa de Paris em queda de 8,49%, cotadas a 10,02 euros. A empresa anunciou que a expectativa é de que as receitas do quarto trimestre sejam de aproximadamente 3,87 bilhões de euros e o lucro operacional seja de cerca de 120 milhões de euros, já incluindo o impacto das compras realizadas, que giram em torno 230 milhões de euros.

Para o ano de 2006, a expectativa de receitas é de aproximadamente 12,3 bilhões de euros e lucro operacional de cerca de 710 milhões de euros. A fabricante franco-americana informou que espera faturamento ?pro forma? de 18,3 bilhões de euros no quarto trimestre, contra 18,63 bilhões de euros no mesmo período de 2005. Já o lucro operacional deve ficar no patamar de 1,04 bilhão de euros, frente a 1,41 bilhão de euros em 2005.

Os números oficiais da Alcatel-Lucent serão apresentados em 9 de fevereiro. A companhia comunicou que o resultado do quarto trimestre a ser divulgado incluirá as operações da Alcatel sozinha nos meses de outubro e novembro de 2006 e as operações combinadas das duas empresas em dezembro de 2006. Os negócios a serem transferidos para a Thales serão apresentados como atividades descontinuadas.

O resultado para todo o ano de 2006 incluirá as operações da Alcatel sozinha de janeiro a novembro de 2006 e as operações combinadas da Alcatel-Lucent em dezembro de 2006. Os negócios da divisão de satélites a serem transferidos para a Thales , que tem participação acionária da Alcatel e do governo francês, serão apresentados como atividades descontinuadas.

De acordo com Patricia Russo, CEO da Alcatel-Lucent, nos últimos meses de 2006, o processo de fusão e transferência de algumas operações para a Thales criaram uma incerteza de curto prazo para nossos clientes e funcionários, e essa incerteza, juntamente com o trabalho necessário para finalizar a fusão, teve impacto significativo no negócio. ?Além disso, o último trimestre do ano provou ser desafiador sob uma perspectiva de mercado, guiado pela mudança nas despesas de alguns de nossos maiores clientes norte-americanos, bem como pela alta competição no mercado global de redes sem fio.?

A executiva diz ainda que, de forma geral, os resultados pro forma ajustados de 2006 foram impactados também por um fraco desempenho no último trimestre, resultando num montante acumulado em todo o ano de 2006 bastante similar à receita obtida no ano de 2005. Ma ela avalia, contudo, que no início do primeiro ano como Alcatel-Lucent esses movimentos estratégicos podem beneficiar a companhia e contribuir para que atinja todo o seu potencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.