Airbus lança desafio de computação quântica para transformar o ciclo de vida das aeronaves

0

A Airbus lançou uma competição internacional de computação quântica, convidando especialistas para propor e desenvolver soluções para otimização e modelagem complexa do ciclo de vida completo de aeronaves utilizando os mais recentes recursos de computação.

O Airbus Quantum Computing Challenge (AQCC – Desafio Airbus de Computação Quântica) busca levar a ciência para além dos laboratórios e para dentro das indústrias, por meio da aplicação dos mais recentes recursos de computação a problemas reais enfrentados pelas indústrias.

Estamos cada vez mais próximos de atingir o limite de capacidade dos computadores tradicionais. Por isso, computadores quânticos prometem entregar um novo nível de poder computacional. Como usuária ativa de um Computador de Alta Performance (HPC – High Performance Computing), a Airbus já está ampliando a sua capacidade ao integrar e fazer uso de tecnologias quânticas em áreas como otimização de rotas e imagens de satélite.

Com esse desafio, a Airbus busca explorar soluções que se tornam possíveis por meio da utilização de tecnologias quânticas para o compartilhamento de conhecimento interno e externo, dados e experiências. Foram definidos cinco desafios distintos na área de física de voo, que afetam todas as áreas de negócio da Airbus, desde desenvolvimento e operações até fluxo de receita para companhias aéreas. Os problemas têm diferentes níveis de complexidade, indo desde a simples otimização da ascensão de aeronaves à mais complexa otimização do design da wing-box.

A competição está aberta para alunos de pós-graduação, doutorado, acadêmicos, pesquisadores, startups e profissionais da área de computação quântica, que podem se inscrever individualmente ou em equipes. Os participantes competirão por acesso a equipamentos e pela oportunidade de amadurecer suas ideias para industrialização ao trabalharem junto com especialistas da Airbus. O AQCC será realizado ao longo de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.