Executivos estrangeiros vêm ao país conhecer oferta de serviços de TI

0

Entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, executivos do setor financeiro internacional estarão no Brasil para conhecer casos de sucesso de tecnologia da informação aplicada em grandes instituições financeiras no país. A iniciativa é da Brasscom, associação que reúne empresas de software e serviços para exportação, e conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio (Amcham). Esta é a primeira vez que empresas de tecnologia de informação brasileiras conseguem, reunidas, trazer um seleto grupo de executivos dos Estados Unidos e da Europa para mostrar o potencial do Brasil em serviços de TI.

A comitiva internacional é formada por altos executivos responsáveis por global sourcing de grandes empresas e consultorias americanas e européias. Tais empresas têm demonstrado interesse em encontrar no mercado brasileiro uma alternativa para serviços offshore (terceirização de serviços em outros países) que ofereçam qualidade, preços competitivos e segurança. Hoje, a Índia domina esse segmento, com cerca de 80% de participação mundial na exportação de software e serviços de tecnologia da informação. Os 20% restantes são disputados pelo Brasil, China, Malásia, Filipinas, Rússia e México.

?Esse encontro mostra o interesse dos Estados Unidos e da Europa em estabelecer o Brasil como um dos principais exportadores de serviços de TI e software de qualidade. Chegou a hora de consolidarmos os negócios do país com clientes internacionais?, afirma Antonio Carlos Rego Gil, presidente da Brasscom, ao lembrar que esse tem sido o papel da entidade ao longo de seus três anos de existência.

O uso da TI no dia-a-dia de grandes bancos já é realidade no mercado local, considerando-se que poucas nações apresentam um volume de utilização tão significativo como o Brasil: já alcançamos a 1ª posição em intensidade do uso de TI nos bancos de varejo, superando nações como os Estados Unidos, de acordo com a Ciab Febraban. Além disso, a consultoria International Data Corporation (IDC) tem apontado o país como potencial exportador de serviços de TI para o mercado financeiro, devido à excelência em soluções como compensação de cheques e tesouraria, por exemplo. O país já chama a atenção no exterior com a complexidade de soluções como o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), o portal de compras do governo ComprasNet e o imposto de renda via internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.