Ministros vão ao Japão e à Coréia discutir fábrica de chips e LCD

0

O ministro das Comunicações Hélio Costa anunciou nesta quinta-feira (23/3) que nas duas próximas semanas ele, junto com os ministros Antônio Palocci (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil), irá ao Japão e à Coréia do Sul para garantir os entendimentos para a implantação de fábricas de semicondutores e televisores com telas de cristal líquido no Brasil.

De acordo com o ministro das Comunicações, as características da comitiva revelam a importância que o governo brasileiro está dando ao assunto. Questionado sobre a possibilidade de já ter deixado o ministério quando ocorrer a viagem, o ministro afirmou que, nesta hipótese, iria para ajudar: ?Eu não perco esta viagem de forma alguma?, disse Costa. Os ministros pretendem ter encontros na Toshiba, Sony, Panasonic e Nec, no Japão, e com a Samsung na Coréia do Sul.

Chips e LCDs

Em relação às possíveis fábricas de semicondutores, Hélio Costa afirmou que qualquer decisão sobre o assunto terá que passar pelo crivo de um estudo elaborado pelo BNDES já há algum tempo. O ministro explicou que existem diversos tipos de fábricas, desde as primárias, que elaboram todo o processo, e exigem investimentos de bilhões de dólares, até as fábricas de chips dedicados mais simples, que dependendo da variedade de produtos, exigem um investimento em torno de US$ 500 milhões. ?Estamos falando especificamente destas fábricas menores para o Brasil?.

Em relação à proposta da STM, o ministro afirmou que se restringe à implantação de um design center como o que a Motorola já tem no Estado de São Paulo, e que ?não se trata exatamente de uma novidade para o Brasil?.

A importância da transferência do processo de produção de telas de cristal líquido para o País,
segundo Hélio Costa, é evidente: ?Em 2007, o valor dos televisores de LCD comercializados no Brasil será o mesmo dos televisores com cinescópio tradicional, mesmo considerando que o número destes ainda será muito maior. No momento, nós apenas montamos este tipo de televisor no País e não produzimos suas partes essenciais. Se quisermos avançar neste campo, é preciso estabelecer uma política clara para o assunto?, afirmou.

Decisão sobre o padrão

Hélio Costa acentuou que a ida ao Japão e à Coréia não está relacionada com a decisão sobre o padrão base para a implantação do SBTVD, mas trata-se apenas de uma questão de política industrial que surgiu durante a discussão sobre a TV digital: ?Não podemos perder o ritmo do assunto e por isso vamos lá para aprofundar as discussões?, afirmou. Especificamente sobre a TV digital, Hélio Costa deixou claro que todos os elementos necessários para a decisão já foram apresentados ao presidente, e que na próxima terça ou quarta-feira, pode ser que anuncie a decisão.

O ministro considerou muito positivo o anúncio publicado nesta quinta pelos radiodifusores nos grandes jornais defendendo o ISDB japonês como padrão básico para o nosso sistema. ?O fato de estarmos indo ao Japão não significa que já se tomou a decisão pelo padrão japonês, até porque também estamos indo à Coréia, que adotou o modelo norte-americano. Uma coisa não tem nada a ver com a outra?, destacou Hélio Costa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.