'Tecnologia digital é vital para exercer a cidadania', diz Nelson Barbosa

0

"As tecnologias da informação e comunicações [TICs] tem o potencial de gerar grandes ganhos de produtividade no Brasil e ajudar na recuperação e na sustentação do crescimento nos próximos anos", afirmou nesta quinta-feira, 23, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, durante a abertura do Seminário Internacional Brasil 100% Digital, em Brasília (DF). Ele aproveitou para informar que o governo federal criou um grupo de trabalho para discutir formas de aperfeiçoar as tecnologias digitais em todas as esferas de atuação do Estado, com o objetivo de simplificar relações com cidadãos e empresas e entre órgãos públicos.

Barbosa avaliou que a utilização de tecnologia digital é vital para exercer a cidadania, para maior transparência das ações do Estado, para explicação dos objetivos, para a prestação de contas à sociedade e também para a participação cada vez maior da população na formulação e na execução dos programas públicos. "Um maior uso de TICs tem potencial de gerar grandes ganhos de produtividade no Brasil e ajudar na recuperação e na sustentação do crescimento do país."

Nesse sentido, ele citou o processo participativo para a elaboração do Plano Plurianual do governo federal para o período de 2016 a 2019, via o site ParticipaBR, por meio do qual a população pode opinar sobre as diretrizes e propostas a serem encaminhadas ao Congresso Nacional.

Políticas públicas 

O secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgilio Almeida, apresentou as experiências do Brasil em governo digital e as políticas públicas para o setor de tecnologia da informação e comunicação.

De acordo com o secretário, o país tem estrutura regulatória, um sistema público de pesquisa e desenvolvimento e investimentos públicos e privados em infraestrutura do setor de TICs. "O segmento de TICs corresponde a 8,8% do Produto Interno Bruto [PIB] e emprega 1,5 milhão de pessoas. Temos um mercado de 200 milhões de habitantes e que são receptivos a tecnologias, ou seja, podemos expandir esses dados."

Segundo Virgilio, o Brasil Digital deve atingir quatro objetivos: indústria digital competitiva globalmente, transparência digital, prioridade aos dados abertos e soberania tecnológica e digital. "Essas são as condições que precisamos para termos uma indústria forte e que dê suporte para o movimento rumo ao futuro digital", disse.

O seminário, que é promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e o governo federal, é a primeira iniciativa para a construção da agenda para o Brasil Digital, documento que reunirá diretrizes para que o país se torne efetivamente uma nação avançada no uso de tecnologias digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.