IBM investe US$ 2,2 mi para ampliar centro de tecnologia Linux no Brasil

0

A IBM anunciou nesta terça-feira (23/5) que investirá US$ 2,2 milhões na expansão do Centro de Tecnologia Linux no Brasil. Parte do montante já está sendo utilizado para construir um segundo laboratório de desenvolvimento do sistema Linux em Hortolândia, interior de São Paulo, o qual estará concluído nas próximas semanas. O primeiro laboratório do LTC opera em Campinas, no campus da Unicamp, e também está sendo expandido.

O Centro de Tecnologia Linux no Brasil, que conta atualmente com 10 profissionais, comportará agora 45 especialistas em desenvolvimento de projetos inovadores para componentes internos do sistema Linux. A IBM aproveitará o investimento para adquirir mais equipamentos para os dois laboratórios. Apenas em Hortolândia, mais de 150 mil dólares estão sendo investidos em equipamentos.

"A equipe do Centro de Tecnologia Linux da IBM no Brasil está se tornando rapidamente líder mundial na obtenção de tecnologias inovadoras Linux e Open Source nos mercados emergentes," disse Jeff Smith, vice-presidente de Open Source e Linux Middleware da IBM. "O Centro está ajudando os clientes a obterem uma margem competitiva a partir de soluções baseadas em sistemas Linux, trabalhando com universidades brasileiras para promover oportunidades educacionais para alunos e estimular o desenvolvimento tecnológico e econômico da região."

Com a expansão física e o aumento do número de funcionários, o LTC no Brasil estará entre os cinco maiores centros de tecnologia Linux da IBM no mundo. Como conseqüência, o país se destacará na área global de desenvolvimento de tecnologia de software.

Os investimentos oferecem suporte a projetos inovadores em Linux e Open Source. Os engenheiros do Centro no Brasil trabalham nos seguintes projetos: desenvolvimento do sistema Linux para os processadores CELL e Power da IBM; aprimoramentos para facilitar o uso do sistema Linux em servidores IBM; virtualização aprimorada para processadores baseados em Intel e certificação de segurança para Red Hat Enterprise Linux versão 5 com objetivo de conduzir a certificação de segurança para ficar em conformidade com os padrões internacionais de critérios comuns.

Muitos desenvolvedores que trabalham no Centro de Tecnologia são recém-graduados da Unicamp, iniciando suas carreiras na área de tecnologia. No laboratório, em Campinas, por exemplo, a IBM oferece bolsas de estudo para alunos de graduação e pós-graduação. Em Hortolândia, a equipe é formada por pessoas que acabaram de concluir a graduação, ou pós-graduação, e se tornaram funcionários da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.