Brasil possui um dos piores regimes de direitos autorais do mundo, segundo Idec

0

O Brasil ocupa a quinta colocação entre as piores legislações de direitos autorais, de acordo com o IP Watchlist 2012, levantamento da Consumers International, órgão mundial de defesa de direitos do consumidor, que no país teve participação do Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec). Segundo o estudo, a lei nacional de direitos autorais (LDA – Lei 9.610/98) está à frente apenas de equivalentes da Jordânia, Argentina, Reino Unido e Tailândia. No topo do ranking estão Israel, Indonésia, Índia, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Em relação aos resultados de 2011, o Brasil subiu uma colocação devido ao ingresso da Jordânia, fora da pesquisa anterior. “Não foi o Brasil que subiu de posição no ranking, mas outros países que melhoraram ou pioraram. Na verdade, com a estagnação do processo de reforma da lei de direitos autorais, o Brasil não saiu do lugar”, revela o advogado do Idec, Guilherme Varella.

O Chile foi o destaque positivo na América Latina. Após a reforma autoral, juristas concordaram na existência de maior equilíbrio à relação entre autores e consumidores, por exemplo, na internet.

No total, 30 países foram avaliados. em quesitos como acesso dos consumidores a serviços e produtos culturais, exceções e limitações para uso educacionais de obras, efetiva proteção do autor, preservação cultural, acessibilidade, adaptação da lei aos novos modelos digitais e utilização privada dos bens culturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.