Estudo da Abinee aponta queda nas vendas do setor eletroeletrônico

0

Os negócios do setor eletroeletrônico apresentaram arrefecimento em abril. Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) junto às suas associadas, 59% das empresas tiveram queda ou estabilidade nas suas vendas e encomendas em relação ao mesmo mês do ano passado. O crescimento nas vendas foi apontado por somente 41% delas.

De acordo com o estudo, os segmentos de informática e telecomunicações tiveram declínio nos negócios, devido à retração causada pela queda de produção de bens finais e da venda de telefones celulares. Também caíram os negócios das áreas de equipamentos industriais e de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (GTD). Por outro lado, os setores de material elétrico e utilidades domésticas mostraram crescimento em abril.

Ainda segundo a pesquisa, 65% das companhias disseram que o ritmo dos negócios no mercado interno esteve abaixo das expectativas. Para o mês de maio, 55% das empresas estimaram que os negócios terão queda ou estabilidade em relação ao mesmo mês de 2011. Para 54% delas, a expectativa é de obter crescimento.

Em relação às importações, em avanço nos últimos anos, houve pequena retração de 0,5% devido, entre outros fatores, ao próprio esfriamento do mercado. A desvalorização do real nos últimos três meses também está contribuindo para a melhoria da competitividade das indústrias do país.

As exportações, por sua vez, já mostraram alguma reação. Porém, ainda não geraram um volume de negócios suficiente para alavancar o crescimento do setor. Portanto, a atividade da indústria eletroeletrônica permaneceu amparada pelo mercado interno. Em abril, as exportações cresceram 3,1% em relação ao mesmo período de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.