Júri absolve Google no caso das patentes do Java

0

O júri absolveu o Google da acusação de quebra de patentes da Java, motivo pelo qual a Oracle, detentora da linguagem de programação após a compra da Sun Microsystems, abriu um processo judicial na Corte Distrital do Noroeste da Califórnia. A acusação firmava o uso da tecnologia no Android, sistema operacional do gigante de buscas para dispositivos móveis.

De acordo com o All Things Digital, blog de tecnologia ligado ao The Wall Street Journal, não cabe recurso de apelação. A vitória do Google acontece como um revés após o parecer preliminar aparentemente favorável à Oracle no início do mês. Os membros do julgamento, na ocasião, haviam concordaram com a quebra de patentes, mas geraram um impasse sobre se esse uso constituía "uso justo", sobre o qual a defesa do gigante fundamentou seus argumentos.

Questionados se o Google havia quebrado as patentes de programação, o júri concordou e manteve seu parecer. Então, quando tiveram que decidir em quatro exemplos específicos da infração capazes de gerar prejuízo à Oracle, apenas um deles teve foi favorável à Oracle. E, nesse caso, os danos não chegavam a US$ 200 mil, valor compensatório do litígio. Logo, o júri entendeu que não caberia multa ao Google.

A decisão encerra o processo aberto há quase dois anos. No desenrolar dos fatos, analistas estimavam um prejuízo de US$ 6 bilhões ao Google, caso condenado, dado que o Android é um dos softwares mais bem-sucedidos da companhia e responsável por fatia considerável da receita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.