Gartner prevê que e-mail no celular terá forte impulso até 2010

0

Dentre as tecnologias que nortearão o mercado neste e nos próximos anos, os destaques devem ficar por conta do Linux, dos software com arquitetura orientada a serviços (SOA), das etiquetas por radiofreqüência (RFID), dos dispositivos e serviços móveis, do processamento em grid computing (computação em grade) e das redes centralizadas.

Esta, pelo menos, é a lista elaborada pelo Gartner, apresentada hoje pelo vice-presidente e diretor de pesquisas da empresa, Carl Clauch, durante a X Conferência Anual do Gartner, que acontece de hoje até o dia 25 no World Trade Center, em São Paulo.

Em relação ao Linux, o analista observa que embora exista um ?gap? nas funcionalidades do sistema, especialmente no que diz respeito à sua confiabilidade, ele está avançando rapidamente para sanar essa questão, o que o tornará dentro de poucos anos em um produto melhor que o Windows, da Microsoft, e começar a desbancar também os Unix high-end existentes hoje no mercado.

?O fato de empresas como IBM, HP, SGI estarem portando suas aplicações para Linux dará um impulso enorme ao sistema nas aplicações de missão crítica, o que deve colocá-lo com um líder de mercado em 2010?, prevê Clauch.

Além do Linux, outras tecnologias que figuram com destaque na lista da consultoria são os dispositivos móveis. Ao falar sobre o futuro da mobilidade, Clauch avalia que, com a convergência tecnológica, muito provavelmente os usuários em vez de carregarem no bolso vários handhelds, como celular, iPod e smartphone, passarão a levar consigo uma infinidade de dados em um único dispositivo, como acontece hoje com os pen drives.

Segundo ele, não deve haver grandes mudanças no formato desses aparelhos, mas no que estará embutido neles. ?Essas maquininhas começarão a ser olhadas cada vez mais como laptops.?

Outra aplicação apontada por Clauch que deve ganhar impulso no mercado é o uso de e-mail sem fio. De acordo com ele, hoje dos cerca de 1,6 bilhão de telefones móveis existentes em todo o mundo, somente entre 8 milhões e 10 milhões utilizam e-mail móvel. Mas ele prevê que nos próximos cinco anos todos esses aparelhos estarão usando essa aplicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.